[AsteriskBrasil] RES: Desafio para implementação de Asterisk

cleviton.araujo em caixa.gov.br cleviton.araujo em caixa.gov.br
Quinta Outubro 18 17:39:54 BRT 2007


Prezado Marcelo:

Abaixo pontuei alguns itens que considero importantes no seu planejamento de projeto. Desde já eu lhe desencorajo não usar placa de ramal analógico (FXS) no seu projeto. No estágio atual que já atingiu a tecnologia de voz sobre IP não faz mais sentido algum seguir nesta direção. A tecnologia IP já embute naturalmente uma série de vantagens, a meu ver indiscutíveis, do ponto de vista de gestão e praticidade.


A seguir o dever de casa que você precisa fazer.

1 - Para você dimensionar o Servidor/PABX para o novo prédio você precisa estimar qual seria a quantidade final de usuários. Os 50 usuários seriam a qtd final o poderia haver demanda futura? Dimensionamento do sistema/ servidor depende disso como: clock, memória, capacidade I/O do barramento, se sigle ou dual-processado, quantidade de conexões E1.

2 - Em seguida fazer um levantamento da sua rede local. Verificar se os switches já dão suporte a Vlan, CoS, as portas são FullDuplex, Vlan Tranking ...

3 - Se for usar telefone IP, os mesmos devem suportar Vlan, ter duas portas Ethernet 100Mbits. A mesma se for usar ATA para telefone analógico.

4 - Se for usar softfone levantar a configurar das estações de trabalho, para ver se hardware/sistema operacional consegue dar boa qualidade ao softfone. Se for usar a placa de som verificar se oferece uma boa qualidade de áudio tanto para mic quanto autofalante. É melhor usar dispositivo USB de qualidade.

5 - A placa de interface E1 deve fornecer o máximo de processamento embedded para sinalização ISDN/R2 e outras funções, de forma a desonerar o máximo o servidor de tarefas "braçais", menos nobres. Nada de jogar essas tarefas para o Asterisk fazer. Existem boas placas nacionais e importadas para isso.

6 - Depois fazer um tuning na instalação do Linux, desde a customização do kernel até exclusão de pacotes desnecessários. Da mesma forma, fazer a compilação, instalação e configuração do Asterisk e seu ajuste fino. Se você dispõe desse nível de conhecimento, beleza! Se não, busque a consultoria e os serviços de um profissional ou empresa especializado em Asterisk/OpenSER para isso.

8 - Quanto a interligação dos PABX´s por voz sobre IP, deve verificar se eles já possuem algum tipo suporte para isso. Se não, precisará usar um gateway externo entre o PABX e o mundo IP. No mercado existe um monte de gateway para isso, usando entroncamento E1 ou canais analógicos (através de interfaces FXO e/ou FXO). O Asterisk pode fazer isso para ti, colocando uma máquina Asterisk com interface E1 ou FXO/FXS, em função da quantidade de ligações simultâneas em cada site. Uma vez mais, se não tem skill, busque a consultoria e os serviços de um profissional ou empresa especializado em Asterisk/OpenSER para isso.

7 - Depois desses checklist feito e positivo. Pode seguir sem medo de ser feliz. Será sucesso na certa para o projeto.



Cordialmente,
Cléviton.





-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org 
[mailto: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Marcelo Lemos
Enviada em: quarta-feira, 17 de outubro de 2007 12:11
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: [AsteriskBrasil] Desafio para implementação de Asterisk

Pessoal,

Tenho um desafio que pode servir como case de implantação de Asterisk dentro do Serviço Público Federal, que ainda é tímido e limitado a testes em laboratório.

Temos contrato de locação de centrais telefônicas, onde cada prédio/site do nosso orgão tem uma central, interligada via operadora de telecom com as demais centrais dos outros prédios. As ligações de um prédio pra outro são intra-ramais, mas há um custo por manter este link com a telecom entre os prédios que se for colocar na ponta do lápis, sai até mais caro do que se as ligações saissem via PSTN.

Recentemente alugamos um novo prédio que será ocupado nos próximos meses por algumas áreas menores do orgão. A previsão é de que inicialmente este novo prédio terá 50 ramais. O desafio que me foi dado é pegar este novo prédio e, ao invés de acionarmos o contrato de locação das centrais, colocarmos uma central baseada em Asterisk, interligada com o E1 de 30 canais da operadora, distribuindo ramais analógicos conectados a aparelhos comuns, que teriam terminação em ATA's ou Placas FXO. E a interligação com as demais centrais seria via rede IP de alta velocidade.

Mas dai eu tenho dúvidas qto a essa implementação, algumas técnicas mas a principal é qto a propor uma solução que atenda e que tenha, não o menor custo, mas o melhor custo-benefício. E tb prq não poderá haver erros na espeficicação e dimensionamento do hardware, pois os processos de aquisição de equipamentos dentro dos orgãos publicos são burocráticos e extremanente lentos.

Para este cenário, o que se tem feito no mercado? As máquinas utilizadas geralmente são máquinas desktops com slots pci ou pciexpress?

Estou cogitando uma placa DGM TE120P para interligação com o E1 da operadora e uma TDM2400 para conexão com os ramais analógicos. Seria isso? E qto a placa para interligação com o PABX normal dos outros prédio, q tipo seria?

A idéia deste desafio seria o de provar viabilidade de substituição dos links das operadoras que hj interligam as centrais dos prédios por Rede IP e a de no futuro, substituir gradativamente as centrais telefônicas tradicionais.

Enfim, gostaria de obter a opinião de vcs.

Abraços

Marcelo Lemos


Mais detalhes sobre a lista de discussão AsteriskBrasil