[AsteriskBrasil] Só posso usar o asterisk com usuário asterisk? Ou posso usá-lo com outro usuário?

Magno R Junqueira magno em cmg.com.br
Sexta Outubro 19 06:59:20 BRT 2007

Caro Rodrigo,

você pode EXECUTAR/RODAR o asterisk com "qualquer usuário que tenhas as
permissões para tanto", no site da voip-info
(http://www.voip-info.org/wiki/index.php?page=Asterisk+non-root) existe
um tutorial sobre como ajustar seu sistema para executar o asterisk com
um usuário que não seja o superusuário (ROOT).

Consulte e/ou altere o arquivo /etc/asterisk.conf e permissões as PASTAS
a que ele faz referencia.

Consulte e/ou altere o arquivo /etc/suduers, que irá permitir que outros
usuários possam interagir com o asterisk e o(s) scripts de verificação
caso eles existam.

Abaixo as linhas que foram adicionadas para permitir alguma interação
com o asterisk para usuários e/ou grupos

-x-x-x- INICIO -x-x-x-x

## Asterisk
Cmnd_Alias ASTERISK = /usr/sbin/asterisk -r, /etc/init.d/asterisk start,
/etc/init.d/asterisk stop, /etc/init.d/asterisk status

## Allows members of the asterisk group to run ASTERISK
%asterisk  ALL = ASTERISK

-x-x-x- FIM -x-x-x-

Não use JAMAIS permissão 777 para qualquer arquivo e/ou pasta que tenha
alguma relevância, isso fará com que QUALQUER usuário possa fazer uso
deste arquivo e/ou diretório. O mais provável é que existam falhas nos
processos e verificações que indiquei anteriormente.

Existe uma diferença grande entre interagir e EXECUTAR/RODAR o asterisk
com um usuário e/ou grupo de usuários.

E por último, não conheço e/ou fui convencido da necessidade de RODAR o
asterisk com o superusuário (ROOT), pois em caso de falha da aplicação
você poderá ter um problema de segurança.

Boa leitura e boa sorte.

Magno R Junqueira