[AsteriskBrasil] Só posso usar o asterisk com usuário asterisk? Ou posso usá-lo com outro usuário?

Rodrigo Pimenta Carvalho pimenta em inatel.br
Quinta Outubro 18 16:56:40 BRT 2007

Olá Lista.

Eu consigo executar o comando asterisk -rvvv normalmente, quando estou como usuário root do linux , ou como usuário asterisk. Até aqui tudo certo.

Eu criei um novo usuário no sistema operacional, o qual pertence aos grupos root, asterisk. Mas, esse novo usuário não consegue startar o asterisk, por exemplo.

Daí eu descobri porque:

É devido ao fato que ao startar o asterisk, é necessária permissão de escrita no arquivo asterisk.ctl. Mas, quem pertence ao grupo asterisk, não tem permissão de escrita nesse arquivo, a não ser o próprio usuário asterisk.

Então estou pensando em mudar as configurações de acesso a esse arquivo.
Por exemplo: chmod 777 asterisk.clt. Quais serão as implicações negativas disso?

Se isso não tiver implicação negativa, como manter as configurações 777 mesmo depois de reiniciar a máquina, porque reparei que as permissões do asterisk.ctl voltam para 775 quando a máquina é reiniciada.

Será que só posso manipular o asterisk com usuário asterisk ???

Qualquer dica, será grande ajuda?

Rodrigo.
=======