[AsteriskBrasil] Codec G729

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Sexta Outubro 19 09:25:26 BRT 2007

Marcos Toledo wrote:
> Estou com um dúvida, qual o comando no asterisk para verificar que codec
> está em uso atualmente e como faço pra obter o máximo de resultado com o
> codec g729, recentemente comprei 6 licenças desse codec para um asterisk de
> 22 ramais, e gostaria de saber onde posso setar ele, nos ramais em
> allow=g729 ou somente no tronco sip? tenh um tronco com a Vono e habilitei o
> codec gsm, porem estava muito truncado, agora quro ver como ficará com esse
> g729 comprado diretamente da digium

*CLI> show g729
0/0 encoders/decoders of 3 licensed channels are currently in use

Onde voce vai colocar depende de como voce quer operar, se ligacoes de
ramal para ramal vao ser por exemplo em G711, voce pode colocar somente
no trunk sip, e deixar o Asterisk fazer o transcoding de g711/g729 em
ligacoes externas.