[AsteriskBrasil] Codec G729

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Sexta Outubro 19 10:58:00 BRT 2007

Até onde eu sei a vono não trabalha com gsm, a não ser que eles
resolveram adicionar suporte a gsm recentemente o que devia estar
acontecendo é que estava caindo via fallback para outro codec,
provavelmente ulaw ou alaw que consomem muita banda. Para ver quais são
os codecs em uso em uma chamda você pode usar:
CLI> show channels
para listar os canais ativos (lembrando que uma chamada são 2 canais), e
depois, para cada canal:
CLI> show channel <canal>
esse segundo comando vai te dar duas informações: 1) write format 2)
read format

Quanto a otimizar a seleção de codecs vai depender muito do(s)
cenário(s) que você utiliza. De um modo geral, os melhores resultados
vão ser obtidos quando você reduzir ao máximo as transcodificações e
conseguir fazê-lo com um codec que oferece maior compressão para
chamadas que trafegam pela internet, e codecs sem compressão para
chamadas que trafegam na rede local.