[AsteriskBrasil] RES: Desafio para implementação de Asterisk

yuri schultz yurischultz em gmail.com
Sexta Outubro 19 09:48:46 BRT 2007

Complementando o amigo cleviton, em vermelho...
Abraços,
Yuri

On 10/18/07, cleviton.araujo em caixa.gov.br <cleviton.araujo em caixa.gov.br>
wrote:

> [...]
> estimar qual seria a quantidade final de usuários. Os 50 usuários seriam a
> qtd final o poderia haver demanda futura? Dimensionamento do sistema/
> servidor depende disso como: clock, memória, capacidade I/O do barramento,
> se sigle ou dual-processado, quantidade de conexões E1.
>
> 2 - Em seguida fazer um levantamento da sua rede local. Verificar se os
> switches já dão suporte a Vlan, CoS, as portas são FullDuplex, Vlan Tranking
>
> 3 - Se for usar telefone IP, os mesmos devem suportar Vlan, ter duas
> portas Ethernet 100Mbits. A mesma se for usar ATA para telefone analógico.

Switches e telefones PoE são opções interessantes, em caso de queda de
> energia permite centralizar a sobrevivência do sistema telefônico apenas com
> no-break / gerador no rack do core (switches e servidores).
>
> 4 - Se for usar softfone levantar a configurar das estações de trabalho,
> para ver se hardware/sistema operacional consegue dar boa qualidade ao
> softfone. Se for usar a placa de som verificar se oferece uma boa qualidade
> de áudio tanto para mic quanto autofalante. É melhor usar dispositivo USB de
> qualidade.

Não recomendaria softfones para estações de trabalho. Sugiro seu uso apenas
> [...]
> máximo o servidor de tarefas "braçais", menos nobres. Nada de jogar essas
> tarefas para o Asterisk fazer. Existem boas placas nacionais e importadas
> para isso.
>
> 6 - Depois fazer um tuning na instalação do Linux, desde a customização do
> kernel até exclusão de pacotes desnecessários. Da mesma forma, fazer a
> compilação, instalação e configuração do Asterisk e seu ajuste fino. Se você
> dispõe desse nível de conhecimento, beleza! Se não, busque a consultoria e
> os serviços de um profissional ou empresa especializado em Asterisk/OpenSER

Não sei de qual órgão do gov. federal se trata, mas é interessante um
> contato com o pessoal do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados)
> que já tem algum trabalho em andamento com *. Com ceteza eles podem te
> apoiar além do projeto, na confecção do objeto técnico para compra dos
> equipamentos.

8 - Quanto a interligação dos PABX´s por voz sobre IP, deve verificar se

Yuri Schultz
Curitiba - PR