[AsteriskBrasil] duvidas tecnicas sobre o Disc-OS

Caio Begotti caio em ueberalles.net
Terça Setembro 11 09:42:35 BRT 2007

Araujo, acho que tudo bem perguntar aqui ao invés de na lista do
próprio Disc-OS. Como saiu o release final... bom, algumas dúvidas
sobre como o Disc-OS funciona, se você não se importar em
comentar :-)

1. Pelo que li do documento de contribuições, mais abaixo, parece
que a política de desenvolvimento e patches nem foi escrita ainda
(tem uns "......etc etc....." no parágrafo disso dentro do
documento). Pode comentar algo de como isso irá funcionar?

2. Por que usaram C++ como eu suspeitei no release do beta binário?
Achei que pudesse ter me enganado, mas realmente misturaram uma
linguagem estranha pra desenvolvimento web com uma plataforma
PBX. Existe algum motivo técnico pra isso ou foi preferência pessoal
dos desenvolvedores somente? No código achei coisas como:

   86 const std::string BackupModule::GetCustomStyleSheetLink()
   87 {
   88   return "css/backup.css";
   89 }

  204       }else if(status == "Request Sent"){
  205         status = "<font color=blue>REGISTRO SOLICITADO</font>";

Isso é bem estranho e me parece extremamente complicado pra atrair
novos colaboradores, mas talvez exista uma razão técnica por trás
afinal?

3. Por que o documento que mostra como contribuir no desenvolvimento
está em ODT e não plain text? Existe alguma chance de vocês
converterem pra facilitar pra gente? Assim obriga a ter o
OpenOffice.org mais novo só pra abrir ele, e dá um erro se eu peço
visualização via ViewVC:

Revision 25 - (download) (annotate)
Mon Aug 20 17:33:26 2007 UTC (3 weeks ago) by araujobsd
File size: 10792 byte(s)

- Developer introduction to contributing.

Submitted by:	araujobsd
Approved by:	disc

    1 PK
An Exception Has Occurred

Error running external program. Command line was: "/usr/bin/highlight
--syntax odt --force --anchors --fragment --xhtml --linenumbers"

Python Traceback
[várias linhas com erros em .py aqui]

4. O projeto tem planos de internacionalização? Achei algumas strings
que parecem hardcoded no código. Ele será primariamente pro Brasil
mesmo então?

  179     group << webconf::make_inputblock("text", _("Gerar
Backup"), _("Digite o nome deste backup"),"Backup","");

Eu infelizmente não conheço nada do Boost e das bibliotecas usadas,
talvez o prefixo "_(..." indique strings localizáveis, não sei.

5. Sobre o licenciamento dos áudios como o Fabricio perguntou
em outro e-mail também, vi que a licença usada é a seguinte (do site):

"Uma cópia da Licença CreativeCommons de Atribuição - Uso
não-Comercial - Vedadas Obras Derivadas 2.5 Brasil pode ser
encontrada  no site CreativeCommons."

Além de proibir o uso em qualquer lugar que não seja nossas próprias
casa, como o Fabricio comentou, ainda tem o problema de não se poder
criar obras derivadas. Ou seja, não posso abrir um áudio no Audacity
e mudar alguma coisa nele em hipótese alguma. Realmente vai ser esse
o licenciamento dos sons?

Falou e boa sorte com o projeto,

--
Caio Begotti