[AsteriskBrasil] Softphone com qualidade inferior ao ATA

Alfredo Tomio Junior alfredo em psmi.com.br
Quinta Setembro 13 17:11:11 BRT 2007

Pessoal,

Eu vejo assim, implementei o asterisk aqui inicialmente com
softphones nas maquinas.

Foi traumatico para o pessoal, uns ouviam baixo demais, outros
o microfone nao captava bem a voz, resumindo a culpa das
ligacoes ruins era sempre o ´servidor voip´ . Quando na verdade
era o parque de maquinas da empresa que deixava a desejar no
quesito multimidia.

Hoje temos aqui asterisk (www.meucci.org) + placas digivoice VB0408 e
VB0404 + banco de portas FXS Taitell TT844S com 8 portas FXS para
ligar os aparelhos telefonicos, ou seja a central Intelbras Modulare esta
agora no deposito :) agora o pessoal elogia o voip e ja constata na conta
o que realmente o voip faz: economiza dinheiro.

Fico contente em poder estar fazendo nao somente servidores de email,
web servers, mas tambem agora nos mesmo fazemos nossa central
telefonica com recursos que nossa imaginacao alcançar :)

Somente utilizo a interface web do meucci para criar os ramais, o restante
é feito na mão, a proposta de eu fazer com o meucci, é que em
40 minutos, eu tenho um asterisk + cdr + fop + etc etc e placas digivoice
funcionando. Tudo com apenas um enter. Ok, ja instalei asterisk
no debian passo a passo, porem a instalacao do meucci me
impressionou pela facilidade que agora implemento um IP PBX
Asterisk em minutos :)

Vejo que as vezes para implementar voip para o cliente é preciso
exigir certos pre requisitos, pois, pelo contrario corre o risco
de ver seu trabalho sendo sub valorizado e ate mesmo nao
sendo devidamente usado pela qualidade obtida usando-se
softphones com headsets de baixa qualidade.

Atenciosamente,

Alfredo Tomio Junior