[AsteriskBrasil] Softphone com qualidade inferior ao ATA

André F. D. Martins amartins em contentstuff.com
Quinta Setembro 13 19:35:35 BRT 2007

Pessoal,

Aqui tambem tive um processo traumatico com softphones, mas ao contrario do
Alfredo, ajustei as maquinas e continuei e continuamos utilizando o
softphone como “aparelho” de telefonia da nossa central de atendimento com
23 postos de atendimento.

No começo a qualidade era como a que o Alfredo fala “...uns ouviam baixo
demais, outros o microfone nao captava bem a voz, resumindo a culpa das
ligacoes ruins era sempre o ´servidor voip´.” Mas com uma grande carga de
testes em várias combinações de distribuições de Linux e softphones,
consegui obter uma solução muito boa e que hoje não nos causa problemas.

E sem duvida a qualidade dos headsets, bem como requerimentos mínimos de CPU
e memória são definitivamente importantes na hora de montar uma estação de
trabalho que irá rodar um softphone.

Abs,

  _____