[AsteriskBrasil] Problemas com Freepbx e Vono

Renato Navarro navarrorenato em gmail.com
Quinta Setembro 20 07:50:06 BRT 2007

Pessoal,

Estou tentando configurar um servidor e estou encontrando alguns
problemas... agora, já refiz todas as configurações umas 3 vezes e creio que
já estou nos finalmentes...

Nesta ultima configuração, utilizei como base os tutoriais
http://nerdvittles.com/index.php?p=151 e
http://listas.asteriskbrasil.org/pipermail/asteriskbrasil/2007-January/012473.html

Seguindo o primeiro à risca, não consigo realizar as chamadas muito menos
recebê-las... ao ligar de um fone fixo ou do meu celular, recebo somente tom
de ocupado... depois de um tempo, mexendo aqui e ali, as vezes ele toca,
consigo atender diretamente por um ramal mas ao desligar e tentar ligar
novamente, só dá tom de ocupado... Ao tentar realizar uma ligação qq, sempre
vem a msg "all services are busy now please try again later" e nunca
completa a ligação...

com a segunda config, que peguei aqui no histórico da lista, tenho
conseguido uma maior constância no recebimento das chamadas, mas tem horas
que "ele" decide parar de receber as chamadas... ao tentar fazer as
chamadas, sempre a mesma historia... não liga...

parece que não tenho conseguido ficar conectado à vono... se eu dou um
"amportal restart" ele até recebe chamadas uma vez ou outra mas logo para de
receber... não sei mas parece que falta um "keep-alive" do meu server com a
VONO...

por desencargo de consciência, até desabilitei o firewall do meu router
(TPLINK, que está com o port forwarding habilitado para a máquina do
trixbox) para não ter duvida de que está sendo barrado pelo firewall...
estou rodando o trixbox no vmware sob o winxp... usando uma conexao virtua
8mb com ip dinamico com dyndns...

falei do keep-alive pois parece que ele só recebe as chamadas quando no
ASTERISK-INFO em ACTIVE CHANNELS está descrita a conexão com a VONO... a
cada refresh que dou, uma surpresa, ora ele está lá, hora não...

Screehshot do asterisk-info com o active channels -
http://www.dumparump.com/view.php?id=m3635oV
Screehshot do asterisk-info com o active channels vazio -
http://www.dumparump.com/view.php?id=8058s81

Configuração do trunk

Outbound Settings
Trunk Name: VONO

PEER Detais
allow=g729&ilbc&alaw
canreinvite=no
disallow=all
fromdomain=vono.net.br
fromuser=seulogin
host=
vono.net.br
insecure=very
secret=suasenha
type=peer
username=seulogin

deixar o incomming settins vazio ou com conteudo "abaixo"

"
canreinvite=no
dtmfmode=rfc2833
host=
vono.net.br
insecure=very
nat=yes
secret=suasenha
type=peer
username=seulogin
"

Registration:
Seulogin:
suasenha em vono.net.br
<http://listas.asteriskbrasil.org/mailman/listinfo/asteriskbrasil>:5060/numero-do-seu-vono-sem-ddd

Configuração do inbound routes
DID nunber: numero-do-seu-vono
O resto deixa padrão
Em set destination, defina para onde vai a chamada.

Configuração do outbound routes

Route name: vono
Dial patterns:
0.
00.
trunk sequence
escolher o trunk sip/vono já criado

conteudo do arquivo sip.conf

; Note: If your SIP devices are behind a NAT and your Asterisk
;  server isn't, try adding "nat=1" to each peer definition to
;  solve translation problems.

[general]

externhost = nome_do_dyndns_que_aponta_para_o_router
localnet=10.0.1.0/255.255.255.0
nat=yes
bindport = 5060           ; Port to bind to (SIP is 5060)
bindaddr = 0.0.0.0    ; Address to bind to (all addresses on machine)
disallow=all
allow=ulaw
allow=alaw
; If you need to answer unauthenticated calls, you should change this
; next line to 'from-trunk', rather than 'from-sip-external'.
; You'll know this is happening if when you call in you get a message
; saying "The number you have dialed is not in service. Please check the
; number and try again."
;context = from-sip-external ; Send unknown SIP callers to this context
context = from-trunk
callerid = Unknown
tos=0x68

; #, in this configuration file, is NOT A COMMENT. This is exactly
; how it should be.
#include sip_nat.conf
#include sip_registrations_custom.conf
#include sip_registrations.conf
#include sip_custom.conf
#include sip_additional.conf

será que alguem tem alguma luz do porquê desta instabilidade e de como
conseguirei fazer as chamadas???

PS: enquanto escrevia este, consegui diversas vezes ligar e atender... de
10, 4 eu consegui.. inclusive com chamadas simultaneas transferindo a
ligação para outro ramal...

obrigado e um abraço a todos...

--

Um abraço,