[AsteriskBrasil] Problemas com Freepbx e Vono

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Quinta Setembro 20 10:13:12 BRT 2007

Renato,
Seguem as configurações que funcionam perfeitamente para mim:

Outgoing Dial Rules

    Dial Rules:
        0+ZZNXXXXXXX

Outgoing Settings

    Trunk Name:
        vono_out

    PEER Details:
        allow=g729&ilbc
        disallow=all
        dtmfmode=rfc2833
        fromdomain=vono.net.br
        fromuser=<usuario vono>
        host=vono.net.br
        port=5060
        secret=<senha vono>
        type=peer
        username=<usuario vono>

Incoming Settings

    USER Context:
        <usuario vono>

    USER Details:
        allow=g729&ilbc&alaw
        context=from-trunk
        disallow=all
        dtmfmode=rfc2833
        fromdomain=vono.net.br
        host=vono.net.br
        insecure=very
        port=5060
        secret=<senha vono>
        type=user
        username=<usuario vono>

Registration
    Register String:

Outbound Routes:
    Dial Patterns:
        3NNXXXXXXX
        [124-9]ZNXXXXXXX

Inbound Routes:
    DID Number: <usuario vono>

Note alguns detalhes:
1) O vono espera o número prefixado de 0 + ddd
2) Eu tenho g729 então prefiro este codec, porém se você não tem ilbc
funciona bem também (a banda requerida é um pouco maior, bem como o
custo de processamento, mas no geral é bom)
3) Colocar  o user context como seu usuário vono e colocar colocar o
usuario no final da register string são fundamentais para poder fazer a
rota de entrada baseada em DID.
4) isecure=very, sem esta opção as ligações são rejeitadas, a não ser
que nas suas opções gerais você tenha marcado receber ligações sip anônimas
5) Nas minhas regras de discagem estou usando o vono apenas para ligar
para números fora da área 31, ajuste conforme sua necessidade.