Re: [AsteriskBrasil] Discagem rápida para ramal SIP, função do #

huelbe.garcia@yahoo.co.uk huelbe.garcia em yahoo.co.uk
Quinta Setembro 20 10:28:41 BRT 2007

Bom dia!

O ramal ATA/SIP possui uma certa similariedade com celulares. A comunicação
entre seu terminal (ramal/celular) e a central (Asterisk/operadora celular)
só acontece quando você dá "Send". Em telefones analógicos plugados em ATA,
o "Send" é o dígito #.

Aqui temos a primeira função do #: ele é delimitador de final de discagem,
você está informando explícitamente ao ATA que a discagem terminou ali e que
ele tem que enviar os dígitos imediatemente para o Asterisk.

Se você não digitar o # no final, como é que o ATA sabe que terminaram os
dígitos? Por temporização: se o user não marcou nada em 3, 4 segundos... é
muito provável que ele terminou a discagem.

Mas existe uma maneira elegante de configurar o ATA para ficar 'mais
esperto'. Por exemplo: se sua empresa possui ramais nas faixas 6000 a 6999,
você pode configurá-lo para enviar imediatamente enviar os dígitos se o
usuário marcou 6 + três dígitos.

Nos ATA da Sipura/Linksys isso é feito no item Admin
Login/Advanced/Line1/DialPlan e inserir um |6xxxS0| .

Mais sobre dialplan isso pode ser lido no Administration Guide da Sipura e
Linksys (procure no Google) ou neste link bacana:
http://www.netphonedirectory.com/pap2_dialplan.htm

Caso se queira deixa o plano de discagem apenas no Asterisk, dá para
experimentar o seguinte (eu não testei): configurar o ATA para operar em
modo HotLine - assim que se tira o telefone do gancho, o ATA imediatamente
conecta no Asterisk que então atende, gera um tom e coleta os dígitos.

--hg