[AsteriskBrasil] Linha Interna

Luis Antonio Prata Barbosa luispratalistas em gmail.com
Domingo Setembro 23 18:57:31 BRT 2007

Pessoal,

Estou com um problema de usabilidade.

Tive a infeliz ideia (com a melhor das intenções) de inverter o
funcionamento típico de uma central em um condominio. Imaginando que o maior
numero de ligações seria para a STFC, inverti o papel da discagem do Zero
para facilitar a vida dos usuarios.  O zero seria uma forma de conseguir uma
linha interna e não externa, como é usual.

O primeiro problema foi que, para isso acontecer, eu tive que me utilizar do
timeout para distinguir uma chamada DDD de um pedido de linha interna. O
problema se deu justamente aí. Se eu coloco um timeout pequeno há muita
dificuldade da discagem dos numeros, que precisa ser feita rapidamente. Se
aumento o timeout o tempo entre o pedido e o aparecimento do tom de uma
linha interna é muito grande e desconfortável.

Sendo assim, estou imaginando uma maneira alternativa para o problema. Uma
alternativa (que estou querendo evitar) seria voltar o sistema ao usual. Ou
seja, para ligar para a STFC, digita-se o 0 e aguarda-se o tom da DISA que
reencaminhará a chamada.

Outra alternativa, que também me soa estranha, seria de incluir um prefixo
não utilizado na STFC para meus ramais internos... Por exemplo, para discar
para o ramal interno 1234 o usuario digitaria 000-1234... Desta forma é
facil distinguir como chamada interna.

A terceira, que mais me agrada seria a seguinte: Discar o "#" antes de um
numero interno... sendo assim para o ramal 1234 bastaria discar #1234...
Porém, para fazer dessa forma, precisaria ter certeza de quais serviços
utilizam o # para não ser surpreendido no futuro com uma incompatibilidade.
Sei que o transfer utiliza o "#" e o "*" como teclas de funcao especial,
porém posso reservar os numeros 5678 para funcoes como transfer com
atendente e cego... porem ainda não tenho certeza se teria alguma
incompatibilidade.

Alguém tem experiência com esse tipo de problema ? Sugestões são muito bem
vindas.

Luis A P Barbosa