[AsteriskBrasil] Uso do Asterisk c/ gateway FXO

Contas Asterisk asterisk em guilherme.eti.br
Sexta Setembro 28 11:23:44 BRT 2007

   Bom pessoal, gostaria de saber como integrar o asterisk com um
gateway FXO de 4 portas. As dúvidas são:

Como fazer as ligações ?!?
   Em um canal ZAP (placa X100P Clone c/ 1 FXO) eu disco assim, porém
não sei como fazer com gateway
    exten => _0X.,1,Dial(ZAP/1/${EXTEN},30)
    exten => _0X.,2,Hangup

Como atender as ligações ?!?!
    Hoje, eu atendo as ligações assim, via placa X100P Clone(FXO)
    exten=> s,1,answer()
    exten=> s,2,Queue(atendimento,20,tT)
    exten=> s,3,hangup()

Se eu fizer a ligação, o gateway será inteligente para usar a porta que
não estiver ocupada ?!?!

    Esse gateway estará ligado a uma central telefônica convencional,
que por sua vez está configurada por chamada em grupo, ou seja, quando
alguém digitar algum dígito (pode ser 1 por exemplo) mais o número do
ramal SIP, a ligação será encaminhada para o gateway, que por sua vez
estará logado no Asterisk e este encaminhará a ligação p/ um ramal SIP.
   Exemplo: Quando alguém da central digitar 120 o Asterisk encaminha
essa ligação p/ a conta SIP  20
                  Quando alguém da central digitar 130 o Asterisk
encaminha essa ligação p/ a conta SIP 30

   Se alguém da lista tiver algum desses exemplos de como fazer isso eu
ficarei grato.