[AsteriskBrasil] RES: Montar um provedor VoIP.

Giov Bs giovbs em gmail.com
Sábado Abril 12 00:57:14 BRT 2008

Olá a todos,

Eu acho muito trabalho SÒ para qué todos fique de acordo... todos fala eu to
nissa ma o que a gente acha de fazer?

Montar um provedor VoIP?
Bom Negocio OTIMO, de certo o negocio para os prossimo anos... mas alguem
imagina o que necesita e os custos etc etc? Ninguem pensa no longo prazo?

Eu nao to Brasileiro, moro da 2.5 anos no Brasil e aprendei muite coisas, a
primeira ta a confiança (que NINGUEM TEM COM OUTRO)... a segunda o
dinheiro... a terça, todos acham que todo da certo..
Eu foi (em Fortaleza) 'stressato' da muite pessoe (gerenti de provedor
Internete, um Advocado e uma empresas de TVa Cabo, e outros que nem olhei)
che queria fazer parceria com o mim sitema, todos queria, mas depois de mes
de palavre ficou che o trabalho tava todo na mim costa (eu so o tecnico e ao
mim nivel de experiencia em Fortaleza infelizmente fica complicado encontrar
outro tecnico). Ai ninguem entendeo que a primeira necesitade tava fazer uma
boa equipe tecnica (eu nao vo ficar louco sozinho)... e no final foi eu a
nao topar por-qué lucro muito mais a ficar sozinho...

EU fui Dono e administrador tecnico para 6 ano de un Internet Service
Provider com Autonomous System AS)... amigos esclareçem algumas coisas sem
falar de custos FIXOS MENSAIS;

Se fala de um provedor VoIP, indipendente e que trabalha a nivel nacional
(todo o Brasil) e achí ta muitas coisas da avaliar pra fazer isto (vo a
mente e sem esagerar);

1) Minimo uma licenca Anatel
2) o provedor efetua Terminaçao ou Originaçao da ligaçao? tem necesitate de
OUTRA licenca Anatel
3) um Link internete de QUALIDADE para o VoIP (a banda depende da o numero
de ligaçoes em contemporanea) e outro para o laboratorio :-(
4) licenca codec g729/g723 por channel (ninguem me fale que se pode fazer a
minus com o link que ofereçe o mercado...)
5) outro distributor/revendedor VoIP, ou mais que permeita tamben a revenda
e utilizo profesional e que tamben tenga um custo 'razoavel' para os destino
que a gente nao tem...
6) um lugar onde hospedar os servidores com temperatura controlada...
7) Routers/Firewall con QoS avaçados e contole de banda
8) Servidor Linux (mais de um por-qué tem da fazer algum sistema de
Emergencia...)
9) Um team de pessoe que desenvolve as aplicaçoes em C ou PHP ou Asterisk ou
AGI ou Updates ou... o que necesita...
10) alguem que sabe BEM as legislaçao Brasileira so VoIP (lembro que se vc
utiliza só softphone ta uma coisa ma se vc coloca uma qualquer interface, ex
ATA, a legislaçao MUDA)... contratos e todo o resto...
11) um setor Administrativo
12) os vendedores
13) os tecnico que efetua o trabalho final da o cliente e que faz o suporte

Nao coloco software por-qué se pode fazer todo proprio (olha ponto 9)...
Fica claro que se o vendedor vende, e a gente tem um bom preço com OTIMA
qualidade... de certo e muito rapidamente deve ser todo ampliado... gerando
outra despesas ou investimento...

Acho que no geral mais ou minus inicia assi... agora falta da avaliar todas
as despesas fixa como Aluguel, Energia, Agua, Funcionarios (nos), etc etc

e aí lembrarse TODOS que se fala de contrato de minimo 12/24 mez e com costi
fixi mensais MUITOS ALTO e TODI com MULTA no caso necesite feshar antes...

Eu tengo certeza que: OU a gente TEM MUITO DINHEIRO PARA SOSTENTAR TODAS AS
DESPESAS MINIMO PARA 12 MEZ ou ta um BURACO NA AGUA...

Ninguem lembra o preço que tem outros?
RAPAZ no mercado se encontra tarifa ZERO tambem para o Brasil!
Alguem acha que a OI, Embratel, Telefonica , TIM, Claro, etc etc fique aí a
olhar a gente para sempre?
A gente ta só fazendo comercial ao VoIP... co o Brasil ta Pronto para o
VoIP eu aposto que OS SENHORES da TELECOMUNICAÇAO vem apareçendo um a tras
de outro. Ninguem de nos tem todo isto dinheiro para fazer fronte as
promoçoes LOUCHE e se alguem tem melhor fazer investimento em outros...

Eu antes de falar se tao dentro ou nao, ficaria a pensar e avaliar bem...
:-) compromisso de palavra (eu to dentro) ta sempre um compromissos se
depois as despesas som 1000R$ cada mes e sem ter lucro para o primeiros 8
mes (= 8000R$)?

Eu oji montei o mim sistema (nada de especial) em uma empresa bastante
grande. Ista fica a 90Km da onde moro (ta a quarta vez que a empresa mim
procura e tambem fica a pegarme de carro na mim casa e tamben me porta de
volta) no total o trabalho foi de 16 oras (por-qué eu apresento um
projeto personalizado e unico para cada cliente) e cobrei 1000R$ porqué
gostei do cliente... Ista empresa agora ta finalmente LIGANDO utilizando até
4 linhe VoIP em contemporanea... e eu NAO tengo LINK particular, NAO
necesito de alguma licencia, NAO tengo aluguel, NAO tengo servidor proprio,
etc etc. TODOS os mim cliente até oji ficam feliz e INDIPENDENTE da qualquer
provedor mas NAO PODE MIM EXCLUIR... O custo das ligaçoes para o cliente?
Brasil Fixo 0,05R$/Minuto, Celular 0,10R$/Minuto, USA Gratis, Japan Gratis,
Taiwan Gratis, Portogallo Gratis (isti os destino que o cliente necesita)
e com utilizo, sem algum limite, tambem para pessoa fisica (o qué outros nao
faz de nehun jeto...) todo prepago. Alguem pode fazer concorença a isto?

Eu sei como ista storia vae acabar :-)

Eu ADORO VoIP/Linux/Asterisk por-qué economizo uma nota preta de veridade
cada mes!

Abraços
Giovanni