[AsteriskBrasil] Asterisk Virtualizado c/ XEN ?

Cleiton Reis cperes.reis em gmail.com
Terça Abril 22 10:48:55 BRT 2008

Buenas asteriskeiros !

Pessoal alguem já tem algum case real em produção de asterisk
virtualizado com placas analógicas e ou digitais através do XEN ?

Fizemos um teste utilizando uma FXO clone e funcionou bem para receber
e fazer ligações, num asterisk virtualizado com XEN.

Sei que as placas de telefonia em geral são muito egoístas
principalmente em relação às interrupções. ( não sei como o xen trata
esta questão )

As perguntas são:

01) A virtualização de uma pabx Asterisk é aconselhável ?

02) Sobre os recursos de hardware. Podem ocorrer problemas de
desempenho e qualidade de voz neste ambiente, mesmo com o correto
dimensionamento de recursos ?

Não pretendemos utilizar isto para multi-clientes (hosted pabx),
queremos apenas tirar proveito das vantagens da virtualização rodando
outros serviços no mesmo hardware.

Cleiton.