[AsteriskBrasil] Dúvidas de iniciante

Tiago Durante tiagodurante em gmail.com
Quarta Abril 23 12:15:48 BRT 2008

> Oi Pessoal,
Oi! =)

> Há algum tempo estudo sobre voip mas somente agora tenho a oportunidade de
> fazer um projeto real, foi quando surgiram certas dúvidas.

> Ambiente
> ------------------------------------
> 1 linha net phone do virtua
SIP?

> 1 servidor com freebsd

> Necessidades
> ------------------------------------
> - A ligação recebida pelo net phone possa tanto ser encaminhada para os
> ramais de softphone como para o aparelho de telefone.
Depende do dialplan, /etc/asterisk/extensions.conf

> - Que possa receber pelo menos 2 ligações simultâneas.
Na mesma linha do Virtua? Acho que não vai funcionar... Pode até ter
chamada de espera, mas a chamada atual deverá ser estacionada.
Entende? Dois ramais diferentes não poderão usar essa linha
simultaneamente.

> - Que os ramais tanto de softphone quanto do hardphone possam fazer
> ligações para a PSTN
Depende do dialplan, /etc/asterisk/extensions.conf

> Dúvidas
> -------------------------------------
> a) Para cada linha PSTN eu preciso de um porta FXO, correto? E para que o
> hardphone possa também receber/fazer chamadas eu preciso de pelo menos 1
> FXS, é isso?
Se você tiver uma linha analógica chegando em sua casa, sim você
precisa da placa com FXO.
Se você quiser conectar um telefone convencional no seu pbx, sim você
precisa de um FXS.

> b) Eu li sobre a TDM400P (4 FXO/FXS), mas confesso que não entendi muito
> bem... Ela tem 4 portas que podem ser tanto FXO quanto FXS, é isso? Ou seja
> eu posso setar para ela trabalhar com 3 portas como FXO e 1 portas como FXS?
Ela tem 4 portas que podem ser tanto FXS como FXO. Nessas portas são
conectado modulo que são somente FXS ou FXO. Você pode ter 4 modulos
do jeito que preferir, ex.: 1fxs+3fxo, 1fxs, 4fxs... etc..

> c) Que outras placas vcs me recomendariam para esse projeto?
A400P - Openvox, muito parecida com as da Digium, mas existem MUITAS marcas.

dá um look nesse site:

www.voip-info.org

é o bicho.

Boa sorte!