[AsteriskBrasil] ATA HT-488

Marcio Mitsuo Kobayashi marcio em mmkobayashi.com.br
Domingo Abril 27 22:35:12 BRT 2008

Pessoal da Linsta

Se alguem tiver o mesmo problema que eu, o problema estava na
configuração da impedancia da porta FXO, PSTN AC termination> configurei
em 600Ohm(Noth America), com isso resolvi o problema de queda
intermitente das chamadas que entravam via FXO e também o eco das
chamadas, que ocorria nas ligações entrantes via FXO somente no lado SIP
destino do redirecionamento.

Alan

A atualização do FW é bem simples e pode ser feita de 2 maneiras:
1- TFTP local > voce instala um servidor tftp local (Existem varios na
internet, o linux vem com um nativo no xinetd ou inetd), faz o dowload
do ultimo firmware no site da grandstream e coloca no diretorio do tftp,
depois entra na interface de configuração WEB do ATA e configura a
atualização por tftp no

2- Configurar o TFTP da grandstream direto no ATA, reiniciar e aguardar
o upgrade.(Obs: é mais prático, mas depende da conexão da internet, se
ela cair no meio pode ocorrer erros ou voce vai ter que começar tudo de
novo), o TFTP atual voce encontra em:
*http://www.grandstream.com/firmware.html
*
Quanto ao roteamento, eu faço o roteamento de chamdas PSTN, vindas do
PBX, entrando pelo FXO e depois de 2 chamadas encaminha através do ramal
SIP configurado na interface FXO para o meu asterisk, no asterisk eu
trato a chamada e recebo de acordo com a minha necessidade conforme
extencions.conf abaixo, no meu caso eu fiz uma filtragem de dias de
semana para filtrar para aonde as ligações seriam redirecionadas:

[rec-ht-488] ;recebe ligações do Ht488, filtra os horarios e reencaminha

exten => 5001,1,GotoIfTime(8:00-20:00|mon-fri|*|*?ht488-semana,s,1)
exten => 5001,2,GotoIfTime(20:01-23:59|mon-fri|*|*?ht488-fds,s,1)
exten => 5001,3,GotoIfTime(00:00-7:59|mon-fri|*|*?ht488-fds,s,1)
exten => 5001,4,GotoIfTime(*|sat-sun|*|*?mhtour-fds,s,1)

[ht488-semana]

exten => s,1,Dial(SIP/507&SIP/509,60,r); Recebe ligações do ht488
durante a semana
exten => s,2,Hangup

[ht488-fds]
exten => s,1,Dial(SIP/507,60,r); Recebe ligações do ht488 durante o fds
e fora de horário comercial
exten => s,2,Hangup
*
*