[AsteriskBrasil] Entrocamento SIP de Asterisk p/ Asterisk

Jair - FORSAITE jair em forsaite.com.br
Segunda Abril 28 14:32:23 BRT 2008

Olá, Raniere!

O Asterisk "cliente" funciona como se fosse um softfone logado em um ramal do Asterisk "servidor". O que trafega entre dois dispositivos VoIP não é DTMF e sim pacotes de dados. Usando o seu exemplo, o softfone "A" vai discar um número que no dialplan do Asterisk "cliente" será tratado e destinado ao "tronco" que corresponde ao Asterisk "servidor", que irá processar o que chegou normalmente, como se tivesse sido recebido diretamente do softfone "A", sem nem saber da existência dele.

Imagino que esse seja um procedimento comum entre usuários do Asterisk. Temos, por exemplo, conexão com todos os nossos clientes dessa forma para acesso direto aos nossos ramais e aos nossos celulares (usamos celfix com tarifa zero para permitir o contato dos nossos clientes com nossos celulares sem custo). Nos clientes criamos, por exemplo, uma rota "_100XXXX", onde "XXXX" é o número do ramal ou grupo de chamada desejado na nossa empresa. Nessa rota simplesmente eliminamos o prefixo "100" e passamos somente os quatro dígitos que identificam o nosso ramal para o tronco dos nossos clientes que corresponde ao nosso servidor de voz. O nosso servidor de voz recebe esse número do ramal que corresponde ao servidor do nosso cliente e segue o processo normalmente, conforme o contexto onde o ramal que corresponde ao servidor do nosso cliente está inserido. Por exemplo, se o nosso cliente, num softfone "A" conectado ao seu servidor de voz, discar "1001234", o ramal "1234" do nosso servidor de voz irá tocar.

Um abraço,
Jair

From: Raniere
Sent: Saturday, April 26, 2008 1:31 PM
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: Re: [AsteriskBrasil] Entrocamento SIP de Asterisk p/ Asterisk

Eu continuo achando que não é por ai naum Jair.

Vc até consegue fazer uma Asterisk se logar dentro do outro, mas como vc vai fazer o redirecionamento de chamadas?

Por exemplo: Um softphone A está logado no asterisk cliente e faz uma chamada que o * cliente redireciona para o * server, me diz então como é feito esse transporte de DTMF entre os dois * sem a utlização do DUNDI ou o OpenSer?

Sem mais.