[AsteriskBrasil] Integrar ERP, Asterisk e Softphone

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Sexta Agosto 22 09:01:17 BRT 2008

Bom dia!

       Pessoal, estou precisando fazer uma solução para integrar o ERP
ao telefone. A idéia é que o vendedor "ativo" veja uma lista de
potenciais clientes, clientes antigos ou até clientes em negociação, e
para ligar para o mesmo basta apenas clicar num botão ao lado do nome do
cliente. Essa interface, que terá acesso ao banco de dados com os
cadastros, eu já desenvolvi, mas preciso agilizar pulando o passo do
vendedor precisar discar o número, então pensei nos seguintes passos:

1. O vendedor procurar o cliente por código, nome, cidade, região, etc.
[Pronto]

2. Ao selecionar o cliente encontrado, aparecerá uma tela com várias
informações do cadastro do cliente, inclusive telefones da empresa,
celulares da empresa e uma lista de contatos, sendo que cada contato tem
sua área de atuação e cargo na empresa, também com telefone direto (DDR)
ou ramal e celular. [Pronto]

3. Ao lado de cada telefone fixo ou celular, aparecerá um botão de
telefone, o qual sendo clicado completa a ligação para aquele número.
[Fanzendo]

4. Para completar a chamada a idéia é que o sistema ligue para o ramal
do usuário (vendedor - ramal cadastrado) autenticado no sistema, ao
atender, o sistema faz a ligação para o cliente/contato e passa essa
ligação para ramal do vendedor [Como fazer?]

5. O vendedor então tem de forma transparente uma ligação para um
cliente sem precisar discar qualquer número, apenas atende ao chamado do
sistema. [Voilà]

       A interface está em GTK e tenho programa em C++ e Python. O
Asterisk interage com essas duas linguagens? Alguém já fez ou viu algo
assim funcionando, poderia me indicar o caminho das pedras?

[]'s
                Junior Polegato