[AsteriskBrasil] Portabilidade e Asterisk

Gustavo Cordeiro gustavo em advent.com.br
Quinta Dezembro 4 14:13:58 BRST 2008

Olá,

  Você teria mais informações sobre esta base para consulta
disponibilizada pela Anatel?

  Existe uma entidade (a ABR Telecom) responsável por manter a base
nacional de referência (BDR), onde constam os responsáveis por cada
terminal. Somente as operadoras maiores ("detentoras de poder de
mercado significativo") têm acesso à esta base. Cada uma delas monta a
sua própria base (BDO), alimentando e sendo alimentada pela BDR.

  As operadoras disponibilizam também uma oferta pública para acesso à
sua BDO, possibilitando uma forma para as operadoras menores
consultares as informações da BDR. Mas é caro (bem caro, na minha
opinão)... olhe, por exemplo, a oferta da Sercomtel abaixo:

  http://home.sercomtelfixa.com.br/conteudo/geral.asp?nrseq=312

  O pior é que não dá pra alegar prejuízo ao usuário, pois as
operadoras estão implementando meios de verificação através do site ou
sinalização acústica no início da chamada.

Sds,
Gustavo Cordeiro
Advent Tecnologia Ltda.
Telefone: 48 3024-9350