[AsteriskBrasil] Problema com QoS

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Terça Dezembro 9 02:53:30 BRST 2008

Quintino Soares escreveu:
> Estou com problemas de áudio em extensões fora da LAN do servidor
> Asterisk (via VPN tunel IPSec).
> Todas as ligações à net são 8MB Down / 640 kb Up.
> Todas as extensões são SIP. O server corre em Ubuntu 8.04, sem
> firewall activo.
> Este problema aparece a certas alturas do dia, não é constante, mesmo
> usando g729/ulaw/alaw.
> Os pacotes são marcados pelo Asterisk com tos a ef para RTP.
> Dentro da LAN todas as extensões estão a funcionar bem.
> A minha questão prende-se no QoS que estou a tentar implementar num
> [...]

Olá,

       Para o QoS funcionar, deve haver seu controle fim-a-fim, isto é,
todos os roteadores por onde passa o pacote devem ter QoS configurado.
Não adianta somente configurar na sua ponta e ter banda dedicada nesta,
pois quando o pacote cair na rede sem QoS ao qual o outro terminal está
conectado, o pacote de voz pode ficar retido por um tempo suficiente
para ser dado como perdido ou gerar uma latência muito grande. Essa
retenção se dá devido ao outro ponde ter banda compartilhada, o que em
momentos de picos em algum ponto da rede isso se agrava e prejudica o
funcionamento como um todo. Para funcionar bem, contrate banda dedicada
mínima em todas as terminações, usando somente para voz, e use QoS em
todos os roteadores.

[]'s
            Junior Polegato