[AsteriskBrasil] Problema com QoS

Quintino Soares quintino.soares em clix.pt
Sexta Dezembro 5 06:38:09 BRST 2008

Olá lista,

Estou com problemas de áudio em extensões fora da LAN do servidor Asterisk (via VPN tunel IPSec).
Todas as ligações à net são 8MB Down / 640 kb Up.
Todas as extensões são SIP. O server corre em Ubuntu 8.04, sem firewall activo.
Este problema aparece a certas alturas do dia, não é constante, mesmo usando g729/ulaw/alaw.
Os pacotes são marcados pelo Asterisk com tos a ef para RTP.
Dentro da LAN todas as extensões estão a funcionar bem.
A minha questão prende-se no QoS que estou a tentar implementar num Switch Dlink, será que a forma que apresento está correcta?
http://www.megaupload.com/?d=FTW6ONJH
Isto é dar prioridade aos pacotes RTP (ef / 46 decimal) e aos pacotes SIP (cs3 / 24 decimal)?
Obrigado a todos.