[AsteriskBrasil] RES: RES: Linux SIP QOS

Felipe Silva fr.paes em uol.com.br
Sexta Fevereiro 1 20:57:18 BRST 2008

Desculpe-me entrar na conversa, mas utilizo QoS no meu ambiente e depois que
implementei não tive mais chamados dos usuários reclamando o picotamento de
chamadas 9(pelo menos na nossa rede o problema não esta mais).

Vi q o amigo Rodrigo gostaria de exemplos do configurações envolvendo QoS no
iptables.

Eu coloco essas configs no iptables
echo "priorizando pacotes voip"
$IPT -t mangle -A OUTPUT -o $EXTIF -p udp --dport 10001:20000 -j TOS
--set-tos 16
$IPT -t mangle -A OUTPUT -o $EXTIF -p udp --dport 4569 -j TOS --set-tos 16
$IPT -t mangle -A PREROUTING -i $EXTIF -p udp --sport 10001:20000 -j TOS
--set-tos 16
$IPT -t mangle -A PREROUTING -i $EXTIF -p udp --sport 4569 -j TOS --set-tos
16

E marco os pacotes
#### QoS CBQ upload
$IPT -t mangle -A FORWARD -s 192.168.0.11/32 -j MARK --set-mark 5
$IPT -t mangle -A FORWARD -d 192.168.0.11/32 -j MARK --set-mark 5

Utilizo o cbq para fazer o fair queue
Essa config define a velocidade de download para os micros da rede (um
arquivo por host) seguindo a seguinte notação cbq-0002.ip-do-micro.in

DEVICE=eth2,100Mbit,10Mbit (onde eth2 e a interface insterna)
RATE=256Kbit
WEIGHT=25Kbit
PRIO=6
RULE=192.168.0.11/32 (ip do host)
LEAF=sqf
PERTURB=3
BOUNDED=yes
ISOLATED=Yes

Aqui e a config do upload onde eu marco o pacote e depois processo pelo
script do firewall Tb seguindo a seguinte notação cbq-0002.out

DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit (onde eth0 e a interface externa)
RATE=256Kbit
WEIGHT=25Kbit
PRIO=6
MARK=5
LEAF=sqf
PERTURB=3
BOUNDED=yes
ISOLATED=no

Com a imaginação da pra fazer mais coisas, mas basicamente e isso ae.
Espero ter ajudado !

Felipe Silva