[AsteriskBrasil] RES: Sinalização SIP x Asterisk

Rafael de Almeida Russon rafael em programmers.com.br
Segunda Fevereiro 18 08:45:39 BRT 2008

Whinston,
eu passo pelo mesmo problema. Estou usando o ADPHONE.
________________________________
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org [asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] em Nome de Gmail - Whinston Rodrigues [whinstonsaurarodrigues em gmail.com]
Enviado: sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008 14:31
Para: Asterisk - Lista
Assunto: [AsteriskBrasil] Sinalização SIP x Asterisk

   Estou com duas dúvidas que estão relacionadas, então ao invés de mandar duas mensagens, acho que seria interessante colocar tudo numa única, pois provavelmente mais gente pode ter essa situação.

   Não sei quantos de vocês operam via interconexão SIP com suas terminações, mas creio que exista um bom número.
   Pela experiência que tenho com várias terminações, nunca nenhuma me enviou sinalização 100% correta, ou seja, quando o telefone de destino está ocupado por exemplo, muitos enviando ring, outros dão uma mensagem de voz falando que está ocupado, etc.
   O fato que está ocorrendo é que sempre que o fornecedor mandam um ACK-200 e depois passa uma gravação falando que o ramal está ocupado, o Asterisk interpreta isso como atendida (answered) e gera bilhetagem. O fornecedor garante que é o padrão RFC e que após a mensagem gravada, ele sinaliza como ocupado (o que não comprei no debug).
   Alguém tem caso similar? É possível fazer o Asterisk entender que mesmo que ocorra uma gravação, não é pra bilhetar a chamada se for informado o código SIP que indica busy ?

   A segunda pergunta, relacionada com essa, é se tem alguma forma da gente forçar mensagens pelo Asterisk, ou seja, quando chega uma chamada (tipo um callback), a gente faça o tratamento adequado em cima do número entrante e devolva códigos SIP pra plataforma que originou a chamada, de forma a melhor identificar o ocorrido, sem a necessidade de passar o áudio (gravação falando o que houve).

   Grato antecipadamente.