[AsteriskBrasil] Sinalização SIP x Asterisk

Gmail - Whinston Rodrigues whinstonsaurarodrigues em gmail.com
Sexta Fevereiro 15 14:31:00 BRST 2008

   Estou com duas dúvidas que estão relacionadas, então ao invés de mandar
duas mensagens, acho que seria interessante colocar tudo numa única, pois
provavelmente mais gente pode ter essa situação.

   Não sei quantos de vocês operam via interconexão SIP com suas
terminações, mas creio que exista um bom número.
   Pela experiência que tenho com várias terminações, nunca nenhuma me
enviou sinalização 100% correta, ou seja, quando o telefone de destino está
ocupado por exemplo, muitos enviando ring, outros dão uma mensagem de voz
falando que está ocupado, etc.
   O fato que está ocorrendo é que sempre que o fornecedor mandam um ACK-200
e depois passa uma gravação falando que o ramal está ocupado, o Asterisk
interpreta isso como atendida (answered) e gera bilhetagem. O fornecedor
garante que é o padrão RFC e que após a mensagem gravada, ele sinaliza como
ocupado (o que não comprei no debug).
   Alguém tem caso similar? É possível fazer o Asterisk entender que mesmo
que ocorra uma gravação, não é pra bilhetar a chamada se for informado o
código SIP que indica busy ?

   A segunda pergunta, relacionada com essa, é se tem alguma forma da gente
forçar mensagens pelo Asterisk, ou seja, quando chega uma chamada (tipo um
callback), a gente faça o tratamento adequado em cima do número entrante e
devolva códigos SIP pra plataforma que originou a chamada, de forma a melhor
identificar o ocorrido, sem a necessidade de passar o áudio (gravação
falando o que houve).

   Grato antecipadamente.