[AsteriskBrasil] ASTERISK E VIRTUA

Bernardo Vieira bvieira.lists em gmail.com
Quinta Fevereiro 21 20:42:15 BRT 2008

Newton,
Não sei se em SP as coisas são melhores ou piores que aqui. Eu tive
vários problemas com throughput e latência em um cliente que tinha um
link Virtua de 2 Mb. Nessa época viz várias medições de throughput e
latência no link contra servidores 1) na rede estática da virtua 2) na
rede da embratel 3) na rede da telmex e em um servidor no the planet.
Comparei os resultados com os resultados do meu link, na época um link
virtua de 600 Kbps (simétrico) estático. Em todos os casos o throughput
começava bem (perto do limite contratado) e caía bruscamente depois de
poucos segundos (~10-15s), sinal clássico de traffic shaping. Já a
latência, na rede estática era estável e razoavelemente baixa, na rede
dinâmica oscilava loucamente. Quando vi isso, coloquei o wireshark para
rodar e o que eu vi foi que no começo os pacotes chegam beleza, depois
de pouco tempo começam a aparecer um milhão de pacotes fragmentados e um
monte de erros de checksum. Resolvi fazer mais um teste, coloquei as
duas pontas em VPN (IPSec) e rodei a medição de novo, e, adivinhe só? O
throughput melhorou e estabilizou em +/- 80% da banda contratada. Voila,
  Virtua faz traffic shaping.
Isso foi há mais de um ano, e desde então o povo tem brigado bastante
com a virtua pelo traffic shaping, principalmente a turma do torrent.
Não sei se já conseguiram algum resultado global ou se a Virtua só
libera o traffic shaping de quem reclama muito. Por vias das dúvidas, se
usar o recurso da VPN não for uma opção para você sugiro arrumar outro link.

Abraços,

Bernardo