[AsteriskBrasil] rede asterisk-pabx

Alexandre Ricardo Souza Silva alexandre em componentizar.com.br
Sexta Fevereiro 22 22:58:44 BRT 2008

Caro Sergio,

            Tive o mesmo problema que vc, no inicio foi um pouco complicado
convencer o povo, após uns dias de muitos papos, resolvemos fazer uma
experiência, compramos uma placa de 30linhas e1, fui atrás do que era
necessário, conversor de e1 (balum) fones apropriados para o pessoal do
callcenter inicio 10,sofphone x-lite e zoiper( esse funcionam bem )pegue um
servidor pIV 1Gb memória , hd 60GbIde pra começar.

            Coloquei o servidor rodando o básico  do asterisk,  por 30 dias,
o pessoal adorou, uma pq tinha tudo que um pabx tem(ura,fila,correio
voz,espera personalizada para cada projeto,etc... ) após os 30 dias
colocamos para todos 60 pessoas,  tudo funcionando perfeitamente.

            O que vc tem que tomar muito cuidado é com o switch que aumenta
o trafego na rede muito, tive que troca o meu 10/100 por 100/1000 ai ficou
redondo  , antes dessa troca a rede ficava lenta  e o asterisk gago..rsrs,
caso vc for utilizar tudo sotfphone.

            A única coisa que não fiz foi colocar uma operadora voip devido
ao nosso link ser compartilhado ,o nosso link é de  2mb , mas tem hora q
fica ruim....., fiz alguns teste com ramais externo, ficou bom, mas depende
muito da hora que a pessoa conecta, ainda não descobrir se é link ou alguma
configuração faltando.

            Uma outra coisa que ficou show , foi a implementação do fax no
pbx , ele recebe os fax e mandar para um unico email, tivemos uma econimia
muito grande nas bobinas de fax.
            total investido +/- R$ 1.700,oo o servidor já tinhamos. um pabx
com todas as funcionalidade nao sai por menos de 20pilas...

            Espero ter ajudado.

Abs
Alexandre