[AsteriskBrasil] Bug report para chan_mobile

Marcelo/Porks marcelorossi em gmail.com
Segunda Janeiro 21 09:46:27 BRST 2008

2008/1/19 Caio Begotti <caio em ueberalles.net>:
> Esse socket() aqui não é do Asterisk, é do sistema mesmo, então não
> adianta procurar muito nos fontes dele. Olhe em /usr/include/sys/
> socket.h.

É até aqui eu peguei... vi que esse socket não era algo do asterisk.

> Agora... o bug acontece quando?

Ao carregar o modulo é chamada a função 'do_sco_listen', pelo o que
entendi do código ela é chamada apenas ao carregar o módulo e serve
para criar o socket por onde será feita a comunicação ('escrita' e
'leitura' da voz) com o celular. Mas como disse ao executar essa
função, cai nesse 'if':
	if ((adapter->sco_socket = socket(PF_BLUETOOTH, SOCK_SEQPACKET,
BTPROTO_SCO)) < 0) {
		ast_log(LOG_ERROR, "Unable to create sco listener socket.\n");
		return NULL;
	}

Portanto, se eu olhar meu /var/log/asterisk/message lá tem escrito.
ERROR: Unable to create sco listener socket.

Isto aparece apenas uma vez (ao carregar o módulo). Se eu fizer uma
ligação com o chan_mobile e a pessoa para qual eu liguei atender, eu
posso ficar tentando falar por horas que ninguém vai escutar o que eu
estou falando e a mensagem de 'ERROR' **não** aparecerá novamente no
log.

Disso eu tiro a certeza que essa função só é chamada ao carregar o
modulo para tentar criar o socket para leitura e escrita dos dados
(voz).

> Minha sugestão:
>
> 1. teste isso em um Linux, se estiver usando BSD

Isso mesmo, eu uso BSD : )

Mas minha máquina do asterisk é um Slackware 12.0 (uso Digivoice e a
mesma não tem driver para BSD)

> 2. tente fazer funcionar primeiro, procure algo no Google
> 3. fale com alguém disso no IRC, pois tem gente usando o chan_mobile
> normalmente
> 4. mande e-mail pra lista asterisk-dev dizendo que suspeita do bug,
> no caso de não ter certeza ainda
> 5. siga o que falarem, que provavelmente ou será "configure direito,
> o código tá certo" ou "por favor, reporte como bug"

Vou tentar seguir isso.

> Happy hacking :-)

Valeu :D

--
Marcelo Rossi
"This e-mail is provided "AS IS" with no warranties, and confers no rights."