[AsteriskBrasil] RES: Asterisk para Windows?

Ricardo Melo ricardojms em gmail.com
Terça Janeiro 22 11:10:41 BRST 2008

Caros amigos da lista,

Sou novo aqui, e gostaria de dar minha opinião sobre a discussão.

Aqui na empresa onde trabalho, por questão de filosofia do dono da empresa,
temos somente máquinas com windows. Somente adotamos soluções linux pra duas
coisas: pra Firewall (Endian e debian com iptables e squid) e PBX
(asterisk).

Quando iríamos implantar um pbx ip aqui, primeiro foi passado para a área
tecnica o 3cx phone, que é um pbx ip que roda em cima de windows. Testamos e
os testes só não foram a frente porque a versão para testes era limitada e a
versão paga era muito cara. Então chegamos nas solução do Asterisk que,
sendo gratuita e com todos os recursos que precisávamos, acabou ficando aqui
na empresa.

O uso ou não de soluções em cima de Windows ou Linux é algo relativo. Não
quer dizer que um seja melhor que o outro. Depende, como a grande maioria
dos produtos que vemos na informática, do cenário que temos a nossa frente.
Eu já trabalhei numa empresa em que eu não podia usar nem software freeware
se a empresa não homologasse, sob o risco de demissão por justa causa.

Enfim, Temos um cenário de ATA's e um servidor rodando Trixbox numa empresa
em que o dono é um certificado microsoft. Se o 3cx phone tivesse todos os
recursos liberados na sua versão gratuita, ele teria ficado como solução
aqui e nem asterisk pra windows, teríamos.