[AsteriskBrasil] Digest AsteriskBrasil, volume 27, assunto 97

Rodolfo Barriviera rdbarriviera em gmail.com
Segunda Janeiro 28 09:35:58 BRST 2008

Alex,

Tenho instalado um Asterisk integrado à central Panasonic,  ele está como
secundário.
Não tenho configurado A2Billing, mas abaixo lhe sugiro configurações de como
configurei o extensions.conf para fazer ligações via central e via trunk,
acho que podem ajudar.

No arquivo IAX.conf  do servidor Matriz
[general]
register        => loginMatriz:senhaMatriz em IP ou dns:4569    ----> Isso
serve para se registrar no outro servidor Asterisk.

[loginfilial] ;Conta para o servidor da filial se conectar aqui no servidor
matriz.
type        = peer
context     = regra-total
auth        = md5
username    = loginfilial
secret      = senhafilial
host        = dynamic
trunk       = yes

[loginfilial] ;Conta para o servidor ligar para o softphone aqui no servidor
matriz.
type        = friend
context     = regra-total
auth        = md5
secret      = senhafilial
trunk       = yes

* Somente com as configurações acima no IAX.conf, vc já consegue fazer o
registro do servidor matriz na filial. No IAX.conf do servidor da filial,
faça igual mas coloque o loginmatriz e senhamatriz. Pronto, seus servidores
já se registraum no outro. Agora só precisa configurar o
extensions.confpara fazer ligação entre trunk que seria assim:

[globals]
TRUNK       = IAX2/loginmatriz:senhaMatriz em IP ou DNS:4569

[default]
exten   => _2,1,Dial(${TRUNK}/${EXTEN},60,rtT)
exten   => _2,n,Hangup()

E para fazer ligação usando a central junto com o Asterisk vc usa o canais
da placa.
Ficaria assim no extensions.conf:

[globals]
CANALZAP    = Zap/g1

[default]
exten   => XXXXXXX,1,Dial(${CANALZAP}/${EXTEN},60,rtT)
exten   => XXXXXXX,2,Hangup()

Abraços.
Rodolfo Barriviera.