[AsteriskBrasil] Implementando Asterisk em empresa de médio porte

Diego Ferreira antidemon em gmail.com
Segunda Julho 7 16:18:26 BRT 2008

Olá à todos. Estou chegando agora na lista mas já acompanho há uma semana e
vejo que as pessoas quase sempre encontram o auxílio que necessitam.
Parabéns às pessoas que disponibilizam parte do seu tempo para poder ajudar
aos que necessitam, não retendo o conhecimento adquirido com a experiência
do dia-a-dia.
Seguinte pessoal, gostaria de algumas dicas para saber no que investir para
que a empresa que eu trabalho reduza os custos (altos, diga-se de passagem)
com a telefonia.
A empresa é constituída de 7 supermercados (3 deles em cidades distintas),
uma unidade que trabalha com o cartão-convênio do grupo, uma unidade de
factoring, outra de
manutenção e reparos e outra de distribuição

Além disso, também existem a Administração e o setor Comercial(ambos no
mesmo local físico), duas das três unidades que mais gastam telefone(a outra
é a empresa de cartão-convênio).
As lojas possuem duas linhas telefônicas (uma linha convencional e outra
direcionada ao fax). Algumas unidades possuem a capacidade de tornar um
ponto qualquer, transformar-se ou
em ponto de rede ou em ramal telefônico. Preciso saber o que eu posso
aproveitar e o que adquirir primeiro para começara realizar um teste piloto
em uma loja modelo que selecionamos para
fazer implementações como essa.

Algumas dúvidas: Apenas uma máquina com o Asterisk já pode dar conta do
recado? Que placa(s) comprar? Como fazer a interligação entre elas?
Tenho essas dúvidas já pensando em como expandir posteriormente, pois a
empresa possui planos de crescer muito (abrir mais lojas) nesses próximos
dois anos.
Todas as máquinas do grupo podem conversar entre si pois cada unidade tem o
seu firewall e esses estão atrás de outro firewall que é o principal. Esse
último sai na Internet.

Já grato por qualquer ajuda.

Diego Ferreira
Analista de Suporte e Manutenção em redes

JD4U - Jesus Died For You