[AsteriskBrasil] extensões em realtime mysql

Sebastiao Rocha sebastiaorocha em interlinksistemas.com.br
Sábado Julho 12 16:23:39 BRT 2008

Olá pessoal, tenho a seguinte extensão configurada no extensions.conf

; Extensão generica para ramais entre 7.000 e 7.999
exten => 7xxx,1Dial(SIP/${EXTEN},45,r)
exten => 7xxx,2,hangup()
funciona perfeitamente, para qualquer extensão de 7000 a 7999, sem ter que definir uma extensão para cada numero.

Obs.. no sip eu defino um sip para cada ramal..

mudei o asterisk para realtime e adicionei a extensão assim:

"1" ; "interlink" ; "7XXX" ; "1" ; "Dial" ; "SIP/${EXTEN}|45|r"
"2" ; "interlink" ; "7XXX" ; "2" ; "Hangup";

porem não funciona como no modo convensional, dá tom de ocupado e no CLI reporta: Rejected because extension not found. mas tá ai a extensão!

então fiz o teste para ver se estava realmente no modo realtime, adicionei:
"3" ; "interlink" ; "1234" ; "1" ; "Wait";"2"
"4" ; "interlink" ; "1234" ; "2" ; "SayNumber";"1234"
"5" ; "interlink" ; "1234" ; "3" ; "Hangup";

funciona blz quando disco 1234, ouço dizer 1, 2, 3, 4.

o motivo de querer que funcione desta forma é evitar ter que adicionar uma exten para cada ramal, tendo em vista que pode ser um numero grande de ramais.

conto com a ajuda de vcs..