[AsteriskBrasil] rtp versus nat

Wagner mariani telefonewagner em gmail.com
Quarta Julho 30 00:11:55 BRT 2008

Caros colegas.

Como posso fazer os pacotes RTP trafegarem sem passar pelo meu servidor
asterisk.

Explicarei melhor:

eu tenho um ramal sip remoto atrás de um nat.

eu tenho um outro ramal sip remoto atrás de outro nat.

eu tenho meu servidor asterisk atrás de um terceiro nat.

uso o mesmo codec em todos.
tudo funciona bem contanto que eu deixe o caninvete=no.

porem nesta situação quando o primeiro ramal falar com o segundo todo o rtp
passa pelo meu servidor.
O que obviamente é uma situação devoradora de banda e econômicamente uma
tragédia.

Portanto pergunto.

existe uma maneira do trafego ser direto entre um ramal e outro?
Se sim o que devo fazer?
Devo usar STUN ou algo parecido?

até mais

Wagner