[AsteriskBrasil] rtp versus nat

Wagner mariani telefonewagner em gmail.com
Quarta Julho 30 17:47:35 BRT 2008

ok Sebastião.

Mas a idéia que eu tive (me perdoe se estiver errada pois sou novato) é que
seu colocar o canreinvite=no o tráfego rtp vai obrigatoriamente passar pelo
meu servidor.

E eu quero o contrário quero que o trafego rtp obrigatoriamente seja entre
um ATA  e outro.

Sabe o que acho curioso?

Entre outros ramais externos meu dialplan basicamente é este:

exten=>5224,1,Dial(SIP/5224)
exten=>5331,1,Dial(SIP/5331)
exten=>5330,1,Dial(SIP/5330)

exten=>6000,1,Answer()
exten=>6000,2,PLayBack(demo-echotest.wav)
exten=>6000,3,Record(/tmp/prova:gsm|5|20|skip)
exten=>6000,4,PlayBack(/tmp/prova)
exten=>6000,5,HangUp()

Sendo que o 5331é um ramal externo que  esta atrás do nat e o 5330 está na
mesma rede interna do servidor asterisk.
Se eu ligar do 5331 para o 6000 escuto a menssagem inicial  falo ouço minha
gravacao e etc.

se eu ligar do 5331 para o 5330 ou vice e versa nao ouço nada, ao menos que
eu cancele o reconvite e deixe o trafego rtp passar pelo servidor.

entre estes dois ramais nao teria problemas pois o 5330 esta na mesma rede
do servidor mas os outros ramais externos é que me torram.

então sebastiao eu posso colocar meu servidor com ip da internet (usando o
firewall sugerido) que o tráfego rtp vai passar entre os ramais externos???

socooooooooorrrrrro.