[AsteriskBrasil] rtp versus nat

Sebastiao Rocha sebastiaorocha em interlinksistemas.com.br
Quarta Julho 30 20:07:59 BRT 2008

  Olha Wagner,

  Um detalhe, eu tive problemas com codec GSM o audio vai em apenas uma direção, pra min funciona bem os codecs: alaw, ulaw, g729

  Dependedo do roteador no cliente, voce pode fazer NAT com redirecionamento de portas. tipo redirecionando uma porta para cada client e forçar o client aceitar trafego sometne somente na porta indicada;

  ex:

   200.x.x.x.x:5061 para 192.168.0.1:5061
   200.x.x.x.x:5062 para 192.168.0.2:5062
   200.x.x.x.x:5063 para 192.168.0.2:5063

  Porem mesmo fazendo desta forma, pode ocorrer de vc ficar sem audio em uma das direções. ou só ouve ou só fala.

  ----- Original Message -----
  From: Wagner mariani
  To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
  Sent: Wednesday, July 30, 2008 5:47 PM
  Subject: Re: [AsteriskBrasil] rtp versus nat

  ok Sebastião.

  Mas a idéia que eu tive (me perdoe se estiver errada pois sou novato) é que seu colocar o canreinvite=no o tráfego rtp vai obrigatoriamente passar pelo meu servidor.

  E eu quero o contrário quero que o trafego rtp obrigatoriamente seja entre um ATA  e outro.

  Sabe o que acho curioso?

  Entre outros ramais externos meu dialplan basicamente é este:

  exten=>5224,1,Dial(SIP/5224)
  exten=>5331,1,Dial(SIP/5331)
  exten=>5330,1,Dial(SIP/5330)

  exten=>6000,1,Answer()
  exten=>6000,2,PLayBack(demo-echotest.wav)
  exten=>6000,3,Record(/tmp/prova:gsm|5|20|skip)
  exten=>6000,4,PlayBack(/tmp/prova)
  exten=>6000,5,HangUp()

  Sendo que o 5331é um ramal externo que  esta atrás do nat e o 5330 está na mesma rede interna do servidor asterisk.

  Se eu ligar do 5331 para o 6000 escuto a menssagem inicial  falo ouço minha gravacao e etc.

  se eu ligar do 5331 para o 5330 ou vice e versa nao ouço nada, ao menos que eu cancele o reconvite e deixe o trafego rtp passar pelo servidor.

  entre estes dois ramais nao teria problemas pois o 5330 esta na mesma rede do servidor mas os outros ramais externos é que me torram.

  então sebastiao eu posso colocar meu servidor com ip da internet (usando o firewall sugerido) que o tráfego rtp vai passar entre os ramais externos???

  socooooooooorrrrrro.