[AsteriskBrasil] Ligações provedor VOIP

Valois Ivan Tomasi - Master Redes valois em terra.com.br
Quinta Junho 19 15:56:28 BRT 2008

Pessoal,

Seguinte...

Tenho uma conta de um determinado provedor VOIP cadastrada no meu
asterisk, e no lado de minha mesa, tenho um Link SPA2102 com outra conta
cadastrada no mesmo provedor. Ambos usam o mesmo link com internet para
fazer as ligações.

Quando faço ligação através do meu asterisk, as vezes dá sinal de
ocupado, ligação ruim, eco, etc. No mesmo momento, pego o telefone que
está ligado no SPA2102 e faço a mesma ligação com qualidade muito melhor.

Minha dúvida é a seguinte...
Normalmente tem laguma configuração a mais na conta SIP do asterisk para
melhorar a qualidade de voz?

Segue meu sip.conf:
register => 12345:12345 em sip.provedor.com.br/from-PROVEDORVOIP

[NETWORK]
nat=yes
type=friend
fromuser=12345