[AsteriskBrasil] SIP Client mudo apenas em NAT.

Sebastiao Rocha sebastiaorocha em interlinksistemas.com.br
Terça Junho 24 15:34:50 BRT 2008

Olá pessoal, mais uma vez venho a vcs..

Sou novo em * , e estou enfrentando o seguinte problema: tenho varios ramais SIP configurados no asterisk, todos estes ramais estão fora da minha rede local "Internet".

Nos testes usei x-lite softphone, codec ulaw e alaw permitidos, tb testei com speex.

Tudo ok --> nos sip clients cujo ip é publico "dialup" ou "static" tudo vai bem, o si client faz as ligações e consegue-se ter voz em ambas as direções.. "estabele conversão"
200.x.x.x para 200.x.x.x

Problema --> nos sip clients que estão sob NAT/ADSL Router/Wireless router, quando ligo para este client sip, consigo ter conversação... quando este client sip me liga, ouço ele, mas ele não me ouve. "one way voice"
200.x.x.x para ADSL-500B -> 200.x.x.x -> 192.168.0.2

Observações.

* Meu asterisk está em IP publico, statico.  firewall eu desativel pra ver se estava segurando, mas não está.

* Fiz port forward no router, nas portas "fiz nos IAXs tb mesmo sabendo que não é necessário"
    5060: SIP
    5036: IAX
    4659: IAX2
    10000 até 20000: Abri esta faixa.