[AsteriskBrasil] Uso de banda em clientes SIP

Jair - FORSAITE jair em forsaite.com.br
Terça Maio 13 17:15:06 BRT 2008

Sobre as licenças da Digium, é importante tomar cuidado apenas se você precisar reinstalar o servidor. Nesse caso é necessário desabilitar as licenças antes da reinstalação para não perdê-las. Perdemos duas licenças assim, e apesar de termos seguido os procedimentos descritos no site da Digium, nunca mais conseguimos liberação para elas.

Um abraço,
Jair

From: Ricardo Landim
Sent: Tuesday, May 13, 2008 2:41 PM
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: Re: [AsteriskBrasil] Uso de banda em clientes SIP

Amigo,

tudo indica que vc está utilizando o codec G711 para terminar as suas chamadas. Usando uma conexão ADSL, 4 ligações simultaneas utilizando esse codec vai consumir cerca de 445.2 Kbits de banda (que é cerca de 95% da sua banda, tirando como referencia o seu Upload). O que vc tem que fazer é utilizar o codec de compressão, como por exemplo G729 ou G723. Se vc usar o codec G729 por exemplo, vc vai precisar dos mesmo 445.2 Kbits para terminar 10 ligações simultaneas. No site da digium vc consegue comprar a licença para utilizar o G729 no seu asterisk.

Att,
Ricardo Landim

  Jefferson E. Pessoa wrote:
  > Prezados,
  >
  >    tenho um cliente usando um call-center com 20 PA's, os quais se
  > conectam ao meu servidor através de dois link's ADSL (um link para
  > cadas 10 atendentes) de 1 mega de down e 512 de up.
  >
  >    do meu lado tenho um link dedicado de 1 mega puro.
  >
  >    nas pesquisas que realizei, encontrei que 50K por canal SIP seria o
  > suficiente.
  >
  >    mas o que está acontecendo é o seguinte : meu cliente está apenas
  > com 8 PA's, 4 em cada link e o meu link está no gargalo, 95% de uso.
  >
  >   o que posso fazer para diminuir este tráfego sem prejudicar a
> [...]

*** Reduza custos, com a estrutura que vamos projetar e implantar na sua empresa, contratando o melhor provedor para cada destino de suas ligações telefônicas. Projeto e orçamento grátis!
*** Visite www.forsaite.com.br