[AsteriskBrasil] Laboratorio com um MD3200 da Ambient

Marcelo Aldi Vera Olate mavo.olate em gmail.com
Quarta Maio 14 16:01:19 BRT 2008

Bom dia pessoal,

Tudo bem, seguinte estou fazendo um laboratório com asterisk-1.4.11_3,
asterisk-stat-2.0.1_1 e zaptel-1.4.6_2, tudo em freebsd (pq eu gostiu
muitiooo), criei 2 ramais SIP e 2 ramais IAX, estou criando uma URA agora
para realizar função de secretaria eletrônica (ainda não consegui), estou
fazendo com um Placa Clone MD3200 da ambient para ligar a linha local PSTN,
alem de estar configurado com uma conta da VONO para realizar ligações VoIP.

Vamos ao que esta acontecendo, quando alguém liga esta tudo bem, meu
problema esta quando vou realizar uma ligação (determinei que quando discar
0<numero local> PSTN exemplo: 032445104 o mesmo teria que usar a linha local
e quando fosse discado 9<numero> Sair pela VONO informando o numero com o
DDD + numero desejado) pois e bem ae que esta o problema quando diz
032445105 ele chama mais fica aguardando com tom de discagem o numero que eu
quero ligar, isto acontece tanto para a linha local quanto para a vono.
Segue abaixo meus arquivos de configuração.

##### Extension.conf ####
[mavoip]
exten => s,1,Dial(SIP/8000,60)

; Essa linha realiza as ligacoes via PSTN (Telefone local)
;exten = _0.,1,Dial(ZAP/1,,r)
exten = _0.,1,Dial(ZAP/1,30)

; essa linha fara as ligacoes via vono.
exten = _9.,1,Dial(SIP/${EXTEN}@loginvono,90,rT)

; Configura os ramais SIP
exten => _8000,1,Dial(SIP/8000,30)
exten => _8000,2,Hangup

exten => _8001,1,Dial(SIP/8001,30)
exten => _8001,2,Hangup

; Configura os ramis IAX
exten => _8002,1,Dial(IAX2/8002,30)
exten => _8002,2,Hangup

exten => _8003,1,Dial(IAX2/8003,30)
exten => _8003,2,Hangup

exten => _8009,1,Goto(ura,s,1)
exten => _8009,2,Hangup

exten => _8010,1,Record(bemvindo:gsm)
exten => _8010,2,Hangup

exten => _8011,1,Record(suporte:gsm)
exten => _8011,2,Hangup

exten => _8012,1,Record(atendimento:gsm)
exten => _8012,2,Hangup

[gvt]
; receber ligacoes de fora - direciona pro meu ramal
exten => loginvono,1,Dial(SIP/8000,20)
exten => loginvono,2,Hangup

[ura]
exten => s,1,Ringing
exten => s,2,Background(bemvindo)
exten => s,3,Wait(2)
exten => s,4,Hangup()
exten => 1,1,Playback(suporte)
exten => 1,2,Hangup()
exten => 2,1,Playback(atendimento)
exten => 2,2,Hangup()

##### SIP.CONF #####

[general]
register=m4v0:mavosfc em vono.net.br:5060/loginvono
port=5060
bindaddr=0.0.0.0
context=vmax-voip
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
include=parkedcalls
allow=alaw:10
allow=ulaw:10
maxexpiry=3600
insecure=no
defaultexpiry=120

[loginvono]             ; o nome do ramal deve ser o mesmo login da vono
type=peer               ; o tipo peer especifica que o usu\xe1rio s\xf3
far\xe1 liga\xe7\xf5es
username=m4v0
secret=mavosfc
fromuser=m4v0
fromdomain=vono.net.br
; definir um contexto por onde se receber\xe1 as liga\xe7\xf5es do vono (pra
quem se registrou na vono existe a possibilidade
de ter um telefone fixo vono para recebimento de chamadas, vai depender do
teu plano
context=gvt
disallow=all
allow=alaw

[...]