[AsteriskBrasil] Saber quando a pessoa tirou o fone do gancho

Caio Begotti caio em ueberalles.net
Quinta Maio 29 11:51:13 BRT 2008

On Thu, 29 May 2008 11:19:35 -0300
"Vinicius Teixeira Coelho" <vinicius.ti em gmail.com> wrote:

> Tem como eu fazer essa verificação com o Asterisk?
> Quando a pessoa tirar o fone de gancho o Asterisk de alguma forma
> detectar isso e não manda ligações para o ramal e dar um sinal de
> ocupado para quem esta tentando ligar para ele?

Vinicius, eu francamente não sei se já existe uma forma de fazer isso
corretamente, dependendo se tá usando um ATA ou telefone IP. Caso
exista, maravilha.

Mas... pelo que eu sei o Asterisk ignora o flash e indicação de fora
do gancho quando você disca pra alguém e fica esperando retornar
status do ramal. Procure por AST_CONTROL_OFFHOOK no wait_for_answer do
app_dial.c que vai entender o que ele faz. Ali você pode alterar o
comportamento disso se quiser.

Se eu tivesse como testar aqui com algum equipamento eu veria se faz
sentido, mas vou ficar mesmo no nível da "dica rápida sem teste"
porque não sei se já existe feature pra isso :-)

[]s

--
Caio Begotti

TEM DUVIDAS? LEIA O FAQ DO ASTERISK: