[AsteriskBrasil] Asterisk num AMD-K6-2 - Dificuldades

Felipe Trevisan asteriskbr99 em gmail.com
Sexta Maio 30 16:24:25 BRT 2008

Tenho um computador encostado aqui e resolvi tentar torná-lo util.

Resolvi tentar instalar o asterisk nele e como nao sei muito de Linux, vou
contar minhas dificuldades.

Primeiro: Hardware. Trata-se de um AMD-K6 2 550, com 512 Mb de memoria RAM e
dois HD´s, um com o Kurumin funcionando de 4 Gb, e outro com 8 Gb onde
reservei para isntalar o asterisk + CD ROM.

Tentei inserir o ISO CD do PBX in a FLASH, ele da o boot, mostra a tela
inicial, e quando dou enter para iniciar a instalação o sistema da um boot.

Tentei instalar o Ubuntu server. Mesma coisa.

Tentei o Ubuntu Desktop. Mesma coisa.

Pensei, vou partir para o mais leve dos Linux. Queimei o disco 1 do
slackware e consegui instalar. Oba.
Mas na hora do reboot final, o computador travava no grub, nao subia.

Tentei  entao o Trixbox 2.2 (centos 4 + asterisk 1.2), e qual minha
surpresa... nada aconteceu. Dava o boot sozinho depois de teclar enter na
tela incial.
Mas ai vi a opção de digitar i586 e instalar uma versao para maquinas mais
antigas. Funcionou perfeitamente.

O trixbox instalou tudo certinho.
Pegou um IP por DHCP na minha rede e eu acessei o painel de controle do
trixbox pela rede. Mas ai notei que o trixbox nao estava rodando.
Tentei iniciar o asterisk e aparecia algo do tipo " Can not start asterisk.
Exited on error 4." Buscando aqui na lista vi que poderia se tratar de um
erro de compilação que bastava eu recompilar o asterisk depois de rodar o
./configure.

Mas ai pensei, porque entao nao instalar a ultima versao do asterisk 1.4?

Entao segui essas instruções para desinstalar o asterisk 1.2:
http://www.asteriskcolombia.org/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=104

Baixei o asterisk 1.4.20 para o /src/usr, e rodei o ./configure&make
menuselect (onde praticamente deixei as opçoes padroes)& make & make install

Concluiu com tranquilidade. Instalei o asterisk 1.4.

Parecia tudo lindo.

Quando acessei o trixbox pela rede no endereço do meu servidor, a tela
estava cheia de codigos de erros no fundo. ( Eu ia mandar as telas aqui mas
o arquivo do print screen no word pad ficou muito grande 9Mb).
O engracado é que ali mostra o status do asterisk como rodando e tudo ok.
Consigo entrar no Freepbx e criar ramais, etc. Mas os ramais criados estao
inalcancaveis. Os softphones (eye beam) nao registram.
Entao copiei o conteudo do /etc/asterisk, todos os arquivos .conf de uma
outra maquina que tenho rodando aqui para esse meu servidor.
Fiz alguns ajustes simples, copiei os dados do sip_additional para o
sip_custom na maquina nova e voila. Os telefones se registram agora.
Tenho um espelho da minha outra maquina. Se entro no freepbx, nao ha nenhuma
informacao ali, mas o asterisk esta lendo normalmente os arquivos de
configuracao e permitiu que eu registrasse os softphones.

Cheguei ao fim, mas com problemas ainda:

Os softphones se registram, mas nao fazem ligações.

asterisk1*CLI> sip show peers
Name/username              Host            Dyn Nat ACL Port     Status
218                        (Unspecified)    D   N      0        UNKNOWN
217                        (Unspecified)    D   N      0        UNKNOWN
216                        (Unspecified)    D   N      0        UNKNOWN
124                        (Unspecified)    D   N      0        UNKNOWN
122                        (Unspecified)    D   N      0        UNKNOWN
1161                       (Unspecified)    D   N      0        UNKNOWN
116/116                    192.168.0.8      D   N      26294    OK (102 ms)
113                        (Unspecified)    D   N      0        UNKNOWN
110/110                    192.168.0.8      D   N      43264    OK (101 ms)
16 sip peers [Monitored: 3 online, 7 offline Unmonitored: 6 online, 0
offline]
asterisk1*CLI>

O unico erro aparente que localizei no CLI do asterisk foi esse abaixo:

-- Executing [s em macro-record-enable:4] AGI("SIP/110-09607e38",
"recordingcheck|20080530-160219|1212174139.14") in new stack
     -- Launched AGI Script /var/lib/asterisk/agi-bin/recordingcheck

asterisk1*CLI>
  ==  recordingcheck|20080530-160219|1212174139.14: Failed to execute
'/var/lib/asterisk/agi-bin/recordingcheck': No such file or directory

asterisk1*CLI>
    -- Executing [s em macro-record-enable:5] NoOp("SIP/110-09607e38", "No
recording needed") in new stack
     -- Executing [s em macro-exten-vm:9] Macro("SIP/110-09607e38",
"dial|15|tr|116") in new stack
     -- Executing [s em macro-dial:1] GotoIf("SIP/110-09607e38", "1?dial") in
new stack
     -- Goto (macro-dial,s,3)
     -- Executing [s em macro-dial:3] AGI("SIP/110-09607e38",
"dialparties.agi") in new stack
     -- Launched AGI Script /var/lib/asterisk/agi-bin/dialparties.agi

asterisk1*CLI>
  ==  dialparties.agi: Failed to execute
'/var/lib/asterisk/agi-bin/dialparties.agi': No such file or directory

asterisk1*CLI>
    -- Executing [s em macro-dial:4] NoOp("SIP/110-09607e38", "Returned from
dialparties with no extensions to call and DIALSTATUS: ") in new stack

Entao o que me parece é que eu instalei o asterisk no diretorio errado. É
isso? Qual seria o diretorio correto para copiar o asterisk1.4.20.tar.gz, de
scompactar e rodar o make install?

abs,