[AsteriskBrasil] Asterisk num AMD-K6-2 - Dificuldades

Bernardo Vieira bvieira.lists em gmail.com
Sexta Maio 30 16:40:41 BRT 2008

Longo post hehehe, vamos por partes...
Felipe Trevisan escreveu:

> Primeiro: Hardware. Trata-se de um AMD-K6 2 550, com 512 Mb de memoria
> RAM e dois HD´s, um com o Kurumin funcionando de 4 Gb, e outro com 8 Gb
> onde reservei para isntalar o asterisk + CD ROM.

Ugh! Acho que minha calculadora tem hardware melhor :P

> Pensei, vou partir para o mais leve dos Linux. Queimei o disco 1 do
> slackware e consegui instalar. Oba.
> Mas na hora do reboot final, o computador travava no grub, nao subia.

Você tentou o astlinux (http://www.astlinux.org/)? Acho que minha
calculadora consegue rodar essa distro.

> Mas ai pensei, porque entao nao instalar a ultima versao do asterisk 1.4?

Bom, há um bom motivo para isto: a versão do Trixbox que você tem não é
necessariamente compatível com o asterisk 1.4, mas eu tenho certeza que
você verificou isto antes, correto?

> [...]
> estao inalcancaveis. Os softphones (eye beam) nao registram.
> Entao copiei o conteudo do /etc/asterisk, todos os arquivos .conf de uma
> outra maquina que tenho rodando aqui para esse meu servidor.
> Fiz alguns ajustes simples, copiei os dados do sip_additional para o
> sip_custom na maquina nova e voila. Os telefones se registram agora.
> Tenho um espelho da minha outra maquina. Se entro no freepbx, nao ha
> nenhuma informacao ali, mas o asterisk esta lendo normalmente os
> arquivos de configuracao e permitiu que eu registrasse os softphones.

Quando você executou o make install do asterisk ele sobrescreveu os
arquivos de configuração do freepbx. O freepbx necessita da sua
estrutura própria de arquivos .conf para funcionar. Na realidade não é
uma estrutura de arquivos própria, é mais uma extensão e customização
dos arquivos conf originais para tornar a adminstração do * mais fácil
via web.

> Cheguei ao fim, mas com problemas ainda:
>
> Os softphones se registram, mas nao fazem ligações.
<snip>

O resto dos erros que você reportou podem ser reflexos do mesmo
problema. Após o make e make install do asterisk você deve instalar
novamente o freepbx e reconfigurá-lo.