[AsteriskBrasil] RES: Asterisk X Roteador X ATA

Rodrigo Filardo Reinig rodrigo em outcenter.com.br
Quinta Novembro 6 13:40:37 BRST 2008

Faz o seguinte coloca os parâmetros:

canreinvite=no

Nat=yes

Deve resolver o problema

De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Marcos
Zara
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: [AsteriskBrasil] Asterisk X Roteador X ATA

Estou enfrentando um problema muito extranho. O que acontece é o seguinte:

Tenho a seguinte topologia:

Link Net Virtua ligado em um roteador DLINK (Nat) ligado ao Servidor
Asterisk(192.168.0.221).

Gostaria de ressaltar que TODAS as portas do Router estão abertas para o IP
192.168.0.221 ... (Coloquei no PORT FORWARD o intervalado de ( 1 - 65535 ) ,
ou seja, todas as portas para o ip do server)

Coloquei no SIP.conf

[101]

type=friend

secret=101

host=dynamic

canreinvite=no

Do outro lado eu tenho o ATA:

O ata esta configurado com o ID: 101

Link Speedy Bussines ligado diretamento no ATA

Ou seja, não tem problema de porta, pois o link esta ligado diretamente no
ATA ... E todas as portas ficam disponíveis.

O Problema:

Eu ligo do ATA para o ECO Test no Asterisk  e ouço a gravação em ingles
porém não ouço a minha voz na volta. É como se os dados chegassem a mim ,
mas nao consigo enviar dados para o servidor.

Tentei então um script para gravar minha voz e executar em seguida e o mesmo
acontece. Eu falo e minha voz não chega ate o servidor.

Tentativas de Solucionar:

Tentei colocar nat=route no Sip.conf e nada aconteceu.

Verifiquei a conexão nas portas 5060,5062 e esta tudo ok (elas estao
liberadas)

Alguém tem alguma idéia???

Marcos