[AsteriskBrasil] reformulando pergunta Hipath 3550 X Asterisk

Flávio Bittencourt flaviobittencourt em uol.com.br
Segunda Novembro 24 13:45:09 BRST 2008

Olá Colegas!

Já havia perguntado isso antes, mas infelizmente, por falta de conhecimento, não soube questionar de forma adequada, mas graças às dicas da lista ao me questionar algumas coisas a respeito dessa questão, pude reformular a pergunta de forma mais correta. Segue:

Tenho o seguinte cenário:

Um Trixbox funcionando com um link E1 através de uma placa Khomp com dois links. No meu link 01 tenho o par BNC (R2) conectado e, no meu link 00 sai outro par de BNC enviando sinal ISDN para uma hipath 3550.

Há sincronia, porém quando algum ramal da hipath tentar originar uma chamada ouço apenas uma mensagem do Asterisk conforme o meu context default:

[default]
include => ext-local
exten => s,1,Playback(vm-goodbye)
exten => s,2,Macro(hangupcall)

As ligações originadas pelo hipath executam somente as duas últimas linhas do contexto default, ignorando o include.

O include acima (ext-local) é gigantesco, pois possui na verdade a configuração de cada extensão conforme exemplo do trecho abaixo:

[ext-local]
include => ext-local-custom
exten => 7801,1,Macro(exten-vm,7801,7801)
exten => 7801,n,Goto(vmret,1)
exten => 7801,hint,SIP/7801
exten => ${VM_PREFIX}7801,1,Macro(vm,7801,DIRECTDIAL,${IVR_RETVM})
exten => ${VM_PREFIX}7801,n,Goto(vmret,1)
exten => vmb7801,1,Macro(vm,7801,BUSY,${IVR_RETVM})
exten => vmb7801,n,Goto(vmret,1)
exten => vmu7801,1,Macro(vm,7801,NOANSWER,${IVR_RETVM})
exten => vmu7801,n,Goto(vmret,1)
exten => vms7801,1,Macro(vm,7801,NOMESSAGE,${IVR_RETVM})
exten => vms7801,n,Goto(vmret,1)

A unica coisa estranha é que não há em nenhum local o ultimo include acima (ext-local-custom).

Acredito mesmo que o problema seja no dialplan, mas infelizmente não consegui encontrar o problema até o momento. Talvez eu precise criar esse ext-local-custom. To estudando para tentar criar... mas ainda estou progredindo dentro do aprendizado.

Alguém saberia identficar o problema e apontar um caminho?

Obrigado

Abraços

Flávio