[AsteriskBrasil] Trixbox 2.6.1.13 e Suporte OpenR2

Alexandre Cavalcante Alencar alexandre.alencar em gmail.com
Sábado Novembro 29 20:35:43 BRST 2008

Olá Yuri,

O pacote libopenr2 que está no Tribox é uma versão muito antiga (61, 68 e 98
pelo que pude ver no forum e yum.trixbox.org/centros/5/beta). Ontem à noite
subi uma nova versão do spec file que constrói o pacote.

Baixe o rc2 e instale no trixbox (você vai precisar dos pacotes rpmdevtools
e yum-utils pelo menos). As pedendências poderão ser solicitadas. Note porém
que o spec file não está 'configurado' para requisitar Zaptel ou DAHDI, pois
o sistema RPM não suporta dependências do tipo OU como no caso do sistema
DEB. Então, certifique-se de instalar o DAHDI (dahdi-tools, dahdi-linux)
antes de tentar construir a OpenR2.

$ rpmdev-setuptree
$ rpmbuild -ba libopenr2.spec

Caso não tenha DAHDI no repositório, veja no meu blog os links para os spec
que uso em meus sistemas que ainda são baseados em RPM. Há também para
Asterisk, caso o próprio trixbox não seja baseado do Asterisk MFC/R2, você
pode fazer assim (fiz assim em um Elastix de uma pessoa de Minhas que queria
Asterisk com MFC/R2 em seu sistema):

(só faça isso depois que tiver instalado a libopenr2, libopenr2-devel)

; baixe o source do asterisk para usarmos os patchs e spec
$
$ yum-downloader --source asterisk
$ rpm -ivh asterisk*.src.rpm
$ svn export http://svn.digium.com/svn/asterisk/team/moy/mfcr2-1.4asterisk-1.4.22.0
$ tar zcf rpmbuild/SOURCES/asterisk-1.4.22.0.tar.gz asterisk-1.4.22.0

Edite o arquivo rpmbuild/SPECS/asterisk.spec e mude a versão de 1.4.21 para
1.4.22.0 e em seguida execute:

$ rpmbuild -ba rpmbuild/SPECS/asterisk.spec

Serão gerados alguns pacotes em rpmbuild/RPMS/<arch>/asterisk-*, você deve
instalá-los via:

você pode antes verificar se o chan_dahdi.so ou chan_zap.so foi gerado com o
comando rpm -qpl rpmbuild/RPMS/<arch>/asterisk-1.4.22.0*.rpm | grep
chan_dahdi.so (ou chan_zap.so). Se mostrar um arquivo, vá em frente com o
passo seguinte, caso contrário, faltou zaptel-devel ou o dahdi devel
correspondente.

# rpm -Uvh rpmbuild/RPMS/<arch>/<pacotes>.rpm

Os pacotes -debug e -devel não precisam ser instalados. É possível que o
asterisk-fax reclame de dependências, basta usar o --deps (e um bug no spec
que não detalharei aqui), não haverá problemas por conta disto.

Para saber se o suporte a MFC/R2 foi ativado (via OpenR2), digite o seguinte
na cli do Asterisk

mfcr2 show version
mfcr2 show channels

Qualquer coisa, entra no #openr2 da FreeNode ou manda mensagem para
asterisk-r2 em lists.digium.com.

Ats,

--
Alexandre C Alencar (Skarmeth)