[AsteriskBrasil] Digium X DigiVoice X Khomp

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Quarta Outubro 1 11:47:32 BRT 2008

É uma questão de gosto acima de tudo, mas essas são as minhas opiniões pessoais:

1) Sangoma e Digium: agora com o OpenR2 parecem ser as melhores opções. Ainda não tenho nenhum PBX em produção com o OpenR2 mas me pareceu muito estável. E também não é uma gambiarra como o Unicall.

2) Digivoice: é interessante para R2, a sinalização funciona bem. Mas o cancelamento de eco beira o ridículo. Não poder usar 256 taps/32ms (que já é pouco) nos 30 canais simultaneamente é um absurdo pra uma placa que tem cancelamento de eco em hardware.

3) Khomp: tive uma experiência apenas, e muito ruim. Está cortada da minha lista por não possuir drivers open source. Não é uma questão ideológica, mas ou você usa os drivers pré-compilados nas distros/kernels que a Khomp quer que você use, ou escolhe outra placa.

Em resumo, para R2 ainda uso a Digivoice enquanto não crio coragem para colocar o OpenR2 em produção.

Atenciosamente,

Vinícius Fontes
Núcleo de Tecnologias Convergentes
Canall Tecnologia em Comunicações