[AsteriskBrasil] Stun

Ricardo Guedes de Carvalho rguedesdecarvalho em gmail.com
Sexta Outubro 10 11:13:42 BRT 2008

Galera seguinte,

se o cliente estiver atrás de NAT, e vc quiser fazer a transferencia de
media sem que esta passe pelo proxy, esquece! Vai sim ter q necessitar de um
Servidor Stun para autenticação e reconhecimento de como o cliente estará
sendo visto na rede ( devido ao NAT).
Caso a media passe pelo servidor, então não há necessidade de servidor Stun,
basta configurar nat=yes , canreinvite=yes  qualify =yes...se não me engano,
deêm uma averiguada!

Agora tbm estou atrás de um Servidor gratuito Stun, se alguém souber de
algum me avisem tbm...valew, espero ter ajudado!

Abraço a todos