[AsteriskBrasil] Stun

Marciano mds.infotec em terra.com.br
Sexta Outubro 10 16:08:26 BRT 2008

Olá

            Sobre o servidor stun, não vou ter solução para a questão, pois o cliente desistiu de colocar nessa rede de link dedicada, ele descobriu que tem um link de adsl e vai conectar no ata 1402s, ai resolve o problema apesar de não ter encontrado o motivo do bloqueio. Não obtive permissão para instalar o softphone na rede.

            Grato a todos que contribuirão com a duvida.

Marciano
  ----- Original Message -----
  From: Ricardo Guedes de Carvalho
  To: Lab. Santo Antonio ; asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
  Sent: Friday, October 10, 2008 11:13 AM
  Subject: Re: [AsteriskBrasil] Stun

  Galera seguinte,

  se o cliente estiver atrás de NAT, e vc quiser fazer a transferencia de media sem que esta passe pelo proxy, esquece! Vai sim ter q necessitar de um Servidor Stun para autenticação e reconhecimento de como o cliente estará sendo visto na rede ( devido ao NAT).
  Caso a media passe pelo servidor, então não há necessidade de servidor Stun, basta configurar nat=yes , canreinvite=yes  qualify =yes...se não me engano, deêm uma averiguada!

  Agora tbm estou atrás de um Servidor gratuito Stun, se alguém souber de algum me avisem tbm...valew, espero ter ajudado!

  Abraço a todos