[AsteriskBrasil] Asterisk + Nagios

Giancarlo Rubio gianrubio em gmail.com
Quarta Outubro 15 08:55:38 BRT 2008

2008/10/15 Daniel Abreu <daniel em gapit.co.za>:
> Ola pessoal!
>

> Preciso da ajuda de voces agora!
>

> Estou com varios clientes reclamando sobre as maquinas que tenho nos
> clientes com Asterisk.
> Estava pensando aqui como posso monitorar as minhas maquinas com
> asterisk nos clientes, e cheguei a conclusao que devo usar Nagios
> para isso.
>
> No moneto consigo tranquilamente fazer o nagios monitorar as
> maquinas , mas gostaria tambem que o Nagios monitorase o asterisk e
> as conexoes SIP feitas pelo mesmo.

Aqui eu uso sip_check [1]. No cfg do host uso assim

define service{
        use                             local-service         ; Name
of service template to use
        host_name                       escritorio
        service_description             ASTERISK
        check_command                   check_sip!sip:sip em localhost
        notifications_enabled           0
        }

Não se esqueça de instalar todas as dependencias do perl necessarias
e se possivel rode ele na mão

[1] http://bashton.com/osprojects/nagiosplugins/

> Achei algumas coisas na internet como o Check_sip asterisk_check ,
> mas nao entendo como eles funcionam .
>

> Gostaria de saber se alguem aqui tem alguma experiencia com essas
> ferramentas ou com outras de monitoramento, pois estou precisando de
> ajuda mesmo.
>

> Grande abraco!
>

> Daniel

Giancarlo Rubio